O ACES é um agrupamento de unidades de saúde, que constitui a atual organização dos serviços de saúde, nos cuidados primários. O alargamento da gestão a outros Concelhos trouxe sobretudo deficits de trabalhadores, nomeadamente, Enfermeiros, Administrativos e Auxiliares. Nenhuma unidade de saúde tem pessoal de segurança.

A Organização dos serviços de saúde não é igual para todos, tendo o Concelho da Feira sido mal gerido e estar deficitário neste âmbito em comparação por exemplo ao vizinho Concelho de Espinho.

Aqui ao lado existe a funcionar uma Consulta aberta depois das 20h até às 22h e em situações de necessidade até às 24h. Funciona também aos Sábados, Domingos e Feriados, durante todo o dia.

Os Feirenses têm apenas as urgências caóticas do H. S. Sebastião para recorrerem em caso de doença aguda, após as 20h e aos fins-de-semana.

Também e por falta de empenhamento político, e de falta de visão estratégica dos responsáveis autárquicos e da própria tutela, fizeram com que os Feirenses, nomeadamente os Oleirenses, ficassem sem o antigo Hospital de S. P. de Oleiros, que poderia ter sido reabilitado, com a criação inclusive de uma Unidade de Cuidados Continuados. Assim os Feirenses são deslocados para unidades distantes da sua família quando saem do hospital e necessitam de cuidados na sua convalescença e reabilitação. Estas unidades foram implementadas em outras localidades por empenhamento dos seus autarcas.

Veja-se mais uma vez aqui ao lado como foi reabilitado o antigo Hospital de Espinho, cujo edifício pertence à Misericórdia, integrando o Centro Hospitalar de Gaia / Espinho e depois de boas obras de reabilitação feitas pelo Estado está a ser usado em diversas valências de saúde.

Stª Mª da Feira, 21 de Abril de 2017

Ana Marília Capela, membro da Assembleia de Freguesia de S. Paio de Oleiros e da Comissão Concelhia de Stª Mª da Feira do PCP