Recentemente um estudo científico identificou zonas de maior risco em Portugal à previsível subida do nível médio do mar, numa tendência que é certo vai acelerar com o aquecimento global, as consequentes alterações climáticas, o aquecimento do mundo e o degelo nas zonas polares da Antártida e do Ártico. Ora esse mesmo estudo refere que, “em Aveiro, 35,8% da área do distrito é extremamente vulnerável à subida do nível do mar até 2100,” e avança ainda que “a dúvida já não é se vai acontecer, mas quando e a que velocidade”. Em suma, este estudo vem no seguimento de outros trabalhos de campo que comprovam que a subida do nível médio do mar, no último século foi da ordem dos 22 centímetros, numa tendência que é certo vai acelerar com as alterações climáticas.

O sério receio da subida do nível do mar, já antigo e que inclusive levou os ecologistas de “Os Verdes” ainda num passado recente a que promover uma campanha sobre as alterações climáticas junto das escolas do país, conduziu inclusivamente a uma diretiva europeia. Mesmo assim, este problema só pode ter apanhado desprevenidos estes estudiosos por não serem feirenses ou não acompanharem a vida cá do burgo pois, em Santa Maria da Feira, já está há muito a ser acompanhado por experts do ramo, tendo-se inclusive na 20.ª edição da Viagem Medieval, que decorreu na Feira de 27 de julho a 7 de Agosto 2016, incluído um estaleiro naval em atividade.

Só agora se explica o plantio inopinado para muitos de um estaleiro de naus na última Viagem Medieval. Assim uma vez mais a Câmara Municipal feirense com Emídio Sousa ao leme e atento à tormenta que se avizinha para as gerações vindouras, provou que está muito à frente no seu tempo e, arrojadamente, avançou com esta magnifica ideia que nos vai salvar do dilúvio. Sabíamos que tínhamos longas tradições na construção naval e dessa realidade ao avançarmos para a construções de verdadeiras “arcas de Noé” que irão salvar os feirenses foi um estalar de dedo de Emídio Sousa para que, logo, o subalterno Paulo levasse tal desiderato à consecução.


Como se não bastasse logo outros brilhantes vassalos se levantaram e aventaram realizações capazes de fazer corar os nossos vizinhos de inveja, tal o seu arrojo. Aqui se inclui a decisão estratégica que deu origem à notícia “antiga Pensão Avenida vai ser demolida para abrir o rio à cidade”. Esse edifício decrépito e fanhoso que só faz 100 anos para o ano e, como tal, não faz parte da memória coletiva dos feirenses nem do património tangível da cidade vai ser demolido mesmo contra a vontade dos donos (e penso que dos feirenses) para ali plantarem possivelmente um porto de mar se as alterações climáticas o propiciarem. E não se pense que será um porto qualquer, terá de ser no mínimo um dos maiores do mundo, porque o Emídio habituou os feirenses na sua impetuosidade e riqueza discursiva a não fazer nada por menos.

Pronto, lá está, só agora se compreende o rasgo das medidas propostas pelo executivo PSD e aplaudidas pelos socialistas. Estes senhores que nos deixam a todos assoberbados com o seu visionarismo estão sem sombra de dúvidas muito além no seu tempo. A nós, comuns mortais, só nos resta dizer … perdoai-lhes senhor que não sabem o fazem!

 

Antero Resende

Candidato da CDU à Câmara Municipal