Texto de apoio à candidatura da CDU no município de Santa Maria da Feira da autoria do ilustre feirense, Pedro Almeida - investigador na Universidade de Brown nos Estados Unidos da América, foi ainda candidato em 2013 à Assembleia Municipal de Stª Mª da Feira pela CDU, assim como à Junta de Freguesia de S.J. de Ver também pela CDU (em 2009). No decorrer de dois mandatos exerceu ainda funções de deputado municipal em substituição da eleita da CDU - Lúcia Gomes. Exerceu ainda atividade de leitor na Universidade da Califórnia também nos EUA.

Providence, Rhode Island EUA, setembro de 2017

É com muita honra que venho manifestar o meu apoio público à candidatura da CDU aos órgãos autárquicos de Santa Maria da Feira para as eleições autárquicas de 2017.

Ao longo do último mandato, a CDU deu continuidade ao seu trabalho de intervenção local, dando voz às aspirações de milhares de munícipes de Santa Maria da Feira. Uma intervenção exemplar e sem paralelo nas outras forças políticas locais, marcada pela coerência, pelo rigor, e pelo acompanhamento das necessidades locais foi, uma vez mais, a marca distintiva da CDU no concelho da Feira. Através de requerimentos, intervenções na Assembleia Municipal, visitas às freguesias, trabalho com os eleitos locais, auscultação da população, reuniões com as associações e colectividades locais, apoio aos movimentos sindicais e contato com os trabalhadores do concelho da Feira, a CDU, Coligação Democrática Unitária, demonstrou uma vez mais o seu empenhamento no esforço de criar um Concelho mais justo e mais desenvolvido, através da melhoria da qualidade de vida dos feirenses.

A gestão camarária dos últimos quatro anos, marcada pela continuidade das políticas do PSD, revelou-se incapaz de corresponder às expectativas dos feirenses. Persistem os problemas crónicos do nosso Concelho em vários sectores, da rede viária à falta de apoios para o associativismo, passando pela ausência de políticas sociais e pelo total alheamento face à situação laboral ao nível local. As operações cosméticas do executivo liderado por Emídio Sousa não conseguiram disfarçar o alinhamento do poder local de Santa Maria da Feira com um rumo político que se provou errado — no Governo como nas autarquias, as políticas de direita falharam em toda a linha, e é hoje evidente que os interesses do PSD não estão e nunca estiveram alinhados com a população, servindo apenas os interesses de grandes grupos económicos. É necessário e urgente derrotar nas urnas essa política de direita que favorece os mais privilegiados, e continua a deixar ao abandono as populações.

Por estas razões, o apoio à candidatura da CDU aos órgãos autárquicos surge, uma vez mais, como a única forma de romper com um ciclo de atraso, desinvestimento, e ausência de planeamento estratégico ao serviço do desenvolvimento local. As candidaturas da CDU às freguesias do nosso Concelho, bem como à Câmara Municipal e à Assembleia Municipal — encabeçadas por Antero Resende e Filipe Moreira — inspiram-me a maior confiança, e representam um capital de esperança para todos os Feirenses: é possível fazer mais e fazer melhor, com a CDU!

Embora à distância, tenho acompanhado o trabalho desenvolvido por Antero Resende e Filipe Moreira ao longo dos últimos anos. A Coligação Democrática Unitária apresenta um projecto para o município de Santa Maria da Feira assente na auscultação da população, no desenvolvimento do Concelho, na superação dos atrasos e insuficiências que persistem na nossa terra. Eu apoio a CDU!

Pedro Almeida