Que escola pública em Santa Maria da Feira

A ida à escola é hoje um “fenómeno de massas”, e há muito que deixou de promover a personalização de cada indivíduo. A Educação deve estar presente em todo o processo de desenvolvimento do indivíduo como tal, falar de Educação pressupõe, logo à partida, partir de uma perspectiva que não a reduza ao simples exercício escolar, mas antes a reconsidere como uma dimensão da existência humana. Assim, nesta aldeia global que caracteriza o mundo de hoje, todos somos escola, e, a escola deve ser o motor primordial de desenvolvimento cultural de cada indivíduo, constituindo o espaço privilegiado de transmissão de conhecimentos formais, nunca deixando de ser, paralelamente, um agente de socialização e formação para a cidadania.

A mobilização de todos os feirenses em prol da educação deve ser contínua e inegociável, pois é através dela que se formam cidadãos conscientes, engajados e resolvidos a lutar para provocar as mudanças essenciais ao município e ao país. Somente uma sociedade feirense crítica é capaz de avaliar a actuação dos seus políticos e governantes, e, só assim alcançaremos condições de vida dignas para todos.

Esta é a era dos números, das percentagens, das estatísticas e dos rankings mas, para nós CDU Feira, mais do que a mera engenharia dos números, preferimos a qualidade do ensino, a garantia de melhores espaços de educação, de melhores práticas e metodologias, com o objectivo de um maior e melhor desenvolvimento para o município. A Feira precisa de um projecto pedagógico que deve ser o centro de uma nova política de educação. É necessário tornar sedutora a escola, transformar a escola num espaço que propicie a produção de conhecimento, onde se despertem nos docentes e nos alunos sentimentos de liberdade, democracia, autonomia, paixão e esperança no futuro.

Porque hoje o grande desafio é o da qualidade, defendemos igualmente a afectação de mais verbas do orçamento camarário para a educação, porque entendemos que é este o maior legado social que uma governação camarária democrática pode deixar para o seu povo, ?? uma educação de qualidade ? . Nós na CDU temos um projecto estratégico de transformação da sociedade feirense e não acreditamos que esta transformação acontecerá sem valorizar a educação e os educadores. Assim propomos:
A suspensão e oposição imediata ao processo de agregação de escolas em mega agrupamentos escolares, pois está em causa a desumanização das escolas, afastando-se a gestão das famílias e de toda a comunidade educativa;
A rejeição liminar da municipalização do ensino obrigatório (até ao 12º ano de escolaridade)
A redução do insucesso escolar através da promoção da articulação curricular com a situação social dos alunos, do aumento do apoio aos jovens com necessidades educativas especiais e nunca com práticas de exclusão e segregacionistas;
A implementação de um programa estratégico que vise recuperar todos os edifícios escolares e os requalifique ambiental e tecnologicamente para os índices e exigências do século XXI;
A exigência de construção de pelo menos mais uma escola que lecione até ao nível secundário, na zona norte do município;
A exigência de construção de uma rede de berçários e estabelecimentos para a 1ª infância (até aos 3 anos) que cubra efetivamente o município.
A exigência junto do MEC de implementação de mais cursos nas áreas vocacionais, nomeadamente no âmbito das expressões e artes de rua;
A criação de infraestruturas desportivas de apoio às escolas e ao desporto de formação.