"Aponte três razões para o voto nesta lista." 
 
Não é que nós só tenhamos três razões. Temos mais algumas. Mas vou expor as que me parecem ser de interesse mais geral dos feirenses. A estas, poderíamos aduzir muitas outras mais para não votar PSD, pois a candidatura de Emídio Sousa é inteiramente artificial. Ninguém ignora que Emídio que ameaça chegar à presidência da câmara saiu do bolso do colete de Alfredo Henriques, e, já cheira a ranço de tão esgotada de ideias está.
 
Antes de mais, a candidatura da CDU não é uma candidatura individual, mas sim a de um colectivo composto por homens e mulheres, dispostos e decididos a lutar por melhores condições de vida para as populações, e, empenhados em defender com firmeza o desenvolvimento deste município. 
 
Neste mandato a CDU, produziu um estimável trabalho, sustentado na dinâmica do seu colectivo local, nas diversas deslocações realizadas pelos seus representantes por todo o município, nas inúmeras audições de cidadãos que fizemos no nosso centro de trabalho, nas denúncias e preocupações que sistematicamente chegaram aos nossos endereços, e, portanto, num conhecimento aprofundado da realidade concreta, das dificuldades das populações e das consequências de opções políticas que o poder laranja local foi tomando, umas vezes por ação, outras por omissão, na qualidade de vida e no desenvolvimento sustentável deste município. Para nós é incontestável que é preferível levantar questões do que ficar confortavelmente em silêncio. O concelho perdeu identidade e desvalorizou-se na sua relação com os seus pares, porque, aqueles que nos governam há mais de três décadas têm sistemática e preguiçosamente optado por não alterar nada, por não entrar por mares desconhecidos, por não ter arrojo ficando em terra firme. É preciso agitar as águas paradas.
 
Assim uma primeira e fundamental razão para votar CDU é, desde logo, manifestar apoio e dar mais força, influência e peso na vida política local a quem honrou escrupulosamente os compromissos assumidos há quatro anos. A quem realizou um notável e qualificado trabalho na Assembleia Municipal. A quem participou, com exemplar persistência, dedicação e generosidade, em inúmeros e diversificados combates por justas aspirações e interesses populares, por grandes causas de esquerda, com especial destaque para um singular protagonismo na defesa da dignidade e direitos dos trabalhadores. Somos sem sombra de dúvida uma coligação de gente jovem com muita e saudável imaginação, gente capaz de dar uma reviravolta nesta interminável crise. 
 
Uma segunda razão para dar mais votos e eleitos à CDU é que essa será a novidade eleitoral que dará um mais marcante impacto político e mais positivas consequências práticas à afirmação dos valores de esquerda e à aspiração de uma política de esquerda, de uma política que seja uma pedrada no charco da pantanosa oligocracia do PSD, de Emídio Sousa e seus interesses, em torno de opções fundamentais e decisivas, de uma política que afronte os graves problemas de fundo da sociedade feirense que subsistem para além dos cânticos e salmos anestesiantes do PSD local.
 
Uma terceira razão é que votar CDU é, à esquerda a mais eficaz escolha, seja para protestar e erguer frentes de resistência à política de direita dominante, seja para alcançar e conquistar medidas positivas, seja para influenciar e pesar na marcha dos acontecimentos, seja para fortalecer e dinamizar o processo social e político necessário à futura construção de uma alternativa de esquerda à política de terra queimada do PSD local. 
 
Votar CDU será fundamental para acabar com a ditadura da maioria que há 38 anos nos escraviza com a teoria da opção única e indiscutível que tudo esmaga e espezinha. É fundamental votar CDU porque mais CDU é o resultado que mais ajuda a que não fique tudo pior, a que não fique tudo na mesma e a que se conquistem mudanças para melhor.  
 
Alguém disse um dia “Os corajosos podem não viver eternamente mas os cautelosos nem sequer viveram”, pois nós temos coragem suficiente para os enfrentar e se for essa a vontade dos feirenses daremos um novo rumo ao município de Santa Maria da Feira.
 
Dizer que são todos iguais é conversa mole e de reacionário. Devemos sempre tentar escolher os mais sérios e honestos. E para que isto mude, vamos lá fazer o que é nosso de direito: o voto! Um voto útil, por favor!

Antero Resende