Apresentado por: Filipe Moreira (CDU)

Assunto: Instalações desportivas de Sanfins

Exmo. Senhor

Presidente da Assembleia Municipal de Santa Maria da Feira

Já neste mandato a CDU – Coligação Democrática Unitária questionou, em requerimento datado de 21 de janeiro de 2014, o executivo camarário sobre o estado de abandono e degradação das Instalações Desportivas de Sanfins e sobre o possível futuro das mesmas. Em resposta o executivo afirmou estar a diligenciar a reestruturação do espaço referido e posteriormente afirmou publicamente através dos meios de comunicação locais que a revitalização do local seria realizada, ainda, este mandato.

No passado mês de abril, no decorrer da Assembleia Municipal o executivo foi questionado pelo eleito da CDU sobre o estado destas infraestruturas, no entanto a resposta não foi suficientemente clara, no entender a coligação. Assim apresenta-se este documento para um perfeito esclarecimento.

Recentemente, uma delegação da CDU visitou o local acima referido e constatou que o mesmo se encontra em condições ainda mais degradantes do que na data do primeiro requerimento, não tendo sido realizada qualquer intervenção no espaço, como se pode comprovar pelas fotografias anexadas ao documento.

Recordamos que o concelho de Santa Maria da Feira tem com 11 clubes/associações de atletismo que contabilizam em si cerca de 50% dos atletas do distrito de Aveiro. Porém, não tem uma pista capaz de receber competições do escalão de seniores.

Para as competições de seniores uma pista de atletismo deve ter 400 metros e 8 corredores, sendo que com o referido comprimento e apenas 6 corredores poderá receber competições de escalão juniores. A referida pista de Sanfins tem cerca de 398 metros e apenas 6 corredores.

No entender da CDU, dada a localização estratégica das referidas instalações, a presença de área livre para o alargamento das mesmas e a existência, já supracitada, de elevado número de atletas no concelho, justifica-se uma reestruturação das instalações desportivas de Sanfins.

Assim, nos termos legais e regimentais aplicáveis, requeiro a V. Excelência, que através do Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal, o seguinte esclarecimento:

1. Sendo que a Câmara Municipal se comprometeu em reestruturar o espaço acima referido, quando está previsto o início da mesma?

2. Pretende a Câmara Municipal concorrer a fundos comunitários para a reestruturação das referidas infraestruturas?

3. Após a reestruturação, como pretende o executivo gerir as infraestruturas?

Mais fotografias do local aqui.