A Assembleia Municipal de Santa Maria da Feira, reunida a 7 de abril de 2017, saúda as mulheres portuguesas pela sua intervenção cívica em prol dos seus direitos, durante as comemorações do Dia Internacional das Mulheres, salientando, pela sua importância e contributo para a visibilidade dos problemas de que as mulheres continuam a ser os principais alvos, a Manifestação Nacional de Mulheres, promovida pelo Movimento Democrático de Mulheres, em Lisboa, no passado dia 11 de março, sob a consigna “A Voz das Mulheres pela Igualdade de Direitos. Desenvolvimento e Paz”, que juntou cerca de 20 mil mulheres.

Tendo em conta que, entre muitos outros problemas:

1. continuam a ser insuficientes as medidas efetivas para a promoção da igualdade das mulheres nas leis e na vida;
  2. se mantem uma aviltante discriminação salarial das mulheres trabalhadoras, cujo ganho médio mensal é 21,13% inferior ao dos homens;
  3. as mulheres são profissionalmente subvalorizadas, apesar de constituírem mais de 60% da população portadora de diploma de ensino superior;
  4. são vítimas preferenciais, em matéria de assédio moral e sexual nos locais de trabalho e de violência doméstica,

a Assembleia Municipal de Santa Maria da Feira manifesta a sua solidariedade para com as mulheres portuguesas e as mulheres feirenses, em particular, chamando a atenção, dos poderes políticos e da sociedade em geral, de que a promoção da igualdade, a valorização da criatividade e das competências das mulheres são condições indispensáveis para o desenvolvimento do país e para a construção de uma democracia plena.

* Aprovada por unanimidade