O concelho de Stª Mª da Feira é extremamente rico em património ambiental e histórico. Exemplo disso é a Quinta do Castelo, verdadeiro ex-libris do município que se encontra em notório estado de degradação. Recorde-se que este espaço está sob responsabilidade da Câmara Municipal, que há cerca de quatro anos assegurou um contrato de comodato com a Segurança Social para a cedência da responsabilidade sobre o sítio por 50 anos.

A Quinta do Castelo contempla em si uma riqueza ambiental de excelência e diversos monumentos de diferentes épocas. De todos, pela sua beleza e dimensão, destaca -se as Grutas Artificiais, construção oferecida ao município pela Companhia Hortícola do Porto em 1916. Neste monumento é mais do que evidente a necessidade de reabilitação.

Aquando da celebração do contrato de comodato a Câmara Municipal e a Feira Viva afirmaram a intenção de revitalizar o espaço com vista à melhoria de condições do mesmo. No entanto, até à data não se verificaram intervenções de fundo.

 

Assim, a Assembleia Municipal de Santa Maria da Feira, reunida a 7 de abril de 2017 recomenda à Câmara Municipal que proceda à limpeza, reabilitação e sinalização do referido espaço, para que todos dele possam usufruir em todo o seu esplendor.

 

*Apresentada pela CDU e aprovada por unanimidade