Há vários anos que o município de Stª Mª da Feira padece do problema de lixeiras e montureiras a céu aberto em praticamente todas as freguesias. Acrescenta-se, ainda que mais recentemente, a problemática da colocação de lixo doméstico na via pública em dias que não coincidem com a recolha dos RSU, levando à conspurcação de espaços públicos e à geração de perigosidade para a saúde pública.

Se por um lado não nos podemos aliar da falta de inspeção, a origem destas situações reside, essencialmente, na falta de educação ambiental dos executantes e na falta de informação, tanto municipal como nas próprias freguesias, acerca dos meios, datas e processos de recolha de grandes resíduos.

Assim, face a este problema que se tem vindo a arrastar e intensificar, há a necessidade de mudança de paradigma do (município) Concelho com vista à resolução do mesmo, que passará pelo reforço da Educação Ambiental e da informação disponibilizada aos munícipes.

Assim, a Assembleia Municipal de Santa Maria da Feira, reunida a 7 de abril de 2017, recomenda à Câmara Municipal que:

1. Proceda a mais atividades inspetivas e de fiscalização destas situações;
  2. Proceda pedagogicamente à eliminação das lixeiras e montureiras a céu aberto nas diversas freguesias nomeadamente em espaços que são seus;
  3. Proceda a uma campanha de informação a todo o município sobre a legislação municipal relativa à recolha dos RSU;
  4. Proceda a uma campanha Ambiental que envolva as Escolas do município, assim como as Juntas de Freguesia, as ONG ambientais e o movimento associativo com vista à sensibilização dos munícipes para estas questões.

* Proposta pela CDU e aprovada por unanimidade