No passado domingo, Filipe Moreira - Eleito da CDU na Assembleia Municipal fez chegar ao Conselho Municipal de Juventude 18 propostas da Coligação para a Juventude para serem consideradas no Orçamento do município de 2018.

As propostas apresentadas podem ser consultadas abaixo.

 

Propostas da CDU – Coligação Democrática Unitária

  1. Criação de um espaço online onde os jovens feirenses possam divulgar os seus projetos profissionais e/ou culturais.
  2. Tarifários especiais para jovens até 25 anos, nomeadamente nas infraestruturas desportivas e culturais públicas.
  3. Desenvolver ações com o objetivo se criar habitações a preço controlado para jovens.
  4. Desenvolvimento de ações com o objetivo da criação de uma rede efetiva de ciclovias e de percursos pedonais e da integração do Município na rede europeia de cidades com ciclovias.
  5. Avançar com a integração a cidade de Stª Mª da Feira na Rede de Cidades Amigas das Crianças.
  6. Substituição e melhoria dos equipamentos da rede escolar de Jardins-de-Infância e Escolas Básicas do 1º ciclo, que se encontrem desadequadas ao desenvolvimento das aprendizagens e substituição imediata das salas modulares pelos edifícios existentes, melhorados e requalificados.
  7. Correção de todas as anomalias e insuficiências registadas nos Centros Escolares recentemente inaugurados.
  8. Criação de um programa concelhio que possibilite a aprendizagem gratuita de natação a todas as crianças.
  9. Reforço da frota da rede de transportes municipais – Transfeira - ampliação de percursos e horários da mesma e dotação dos veículos e paragens de acessibilidade para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, assim como o reforço da qualidade dos serviços de transporte escolar.
  10. Colocação de mais paragens de autocarros com abrigo nas diversas freguesias do município e requalificação das existentes.
  11. Maior divulgação da atividade do Conselho Municipal de Juventude;
  12. Maior divulgação online da atividade dos órgãos autárquicos;
  13. Criação do Provedor da Juventude.
  14. Restauro e modernização dos espaços desportivos públicos, nomeadamente os espaços existentes nos bairros da Câmara Municipal, como sejam campos de jogo e parques infantis, assim como a criação de um skate parque (para o qual entendemos que o local mais adequado seria a Praça Fernando Pessoa em Stª Mª da Feira).
  15. Desenvolvimento de ações que visem a realização de um torneio anual internacional de voleibol, no Pavilhão Municipal de Fiães, à semelhança do Torneio Internacional de Inverno de Voleibol da cidade de Assen (Holanda).
  16. Encetar esforços para que o Festival de Cinema Luso-Brasileiro tenha uma secção dedicada exclusivamente aos mais novos, onde será promovida uma mostra de filmes realizados com recursos a equipamentos de baixo custo (por exemplo telemóveis) sobre temáticas livres ou previamente selecionadas. Posteriormente, avançar com a integração deste Festival no Plano Nacional de Cinema da Direção Geral da Educação.
  17. Criação de um festival de música clássica das escolas de música e conservatórios do município.
  18. Assegurar uma maior qualidade das refeições escolares.

 

Santa Maria da Feira, 15 de outubro de 2017

Filipe Moreira

(Eleito da CDU na Assembleia Municipal de Stª Mª da Feira)