No passado dia 22 de dezembro, a CDU apresentou na Assembleia Municipal uma Moção relativa à Linha do Vale do Vouga. A referida Moção foi aprovada por unanimidade e transcreve-se abaixo.

 

Moção

Linha do Vale do Vouga

 

  1. Depois de anos de intensa luta das populações e inúmeros debates na Assembleia da República, foi finalmente aprovado durante o mês de setembro um projeto de resolução que consagra a defesa, reabilitação e modernização da Linha do Vale do Vouga!
  2. Dadas as características da linha, de cruzar uma vasta área urbana do Distrito de Aveiro (especialmente no município de Santa Maria da Feira), de ser uma alternativa à sobrelotada EN1, uma alternativa a transportes que recorrem a combustíveis fósseis, sublinha-se a necessidade que a Linha do Vale do Vouga seja reabilitada como um todo, ou seja, de Aveiro a Espinho (com interface com a Linha do Norte) e com nó em Sernada para garantir a ligação a Viseu.
  3. Reconhecendo a importância desta infraestrutura centenária para o desenvolvimento da região, especialmente do município de Santa Maria da Feira.

 

A Assembleia Municipal de Santa Maria da Feira, reunida a 22 de dezembro de 2017 delibera:

  1. Que devem ser analisadas as necessidades das populações com vista a desenvolver um serviço público de transporte ferroviário que satisfaça as suas necessidades;
  2. Que o investimento público para a reabilitação da Linha do Vale do Vouga deve ser uma prioridade.