A questão ambiental em Santa Maria da Feira é uma dos problemas mais recorrentes na vida dos munícipes.

A falta de saneamento e de tratamento das águas residuais, a inexistência de uma estratégia ambiental devidamente planeada que considere tanto os interesses dos munícipes como a preservação ambiental necessária tem conduzido à degradação visível da natureza e da qualidade de vida das populações.

A recolha e o tratamento dos lixos urbanos são das matérias que deveriam constituir aspectos primordiais da política de qualquer executivo.

Em Santa Maria da Feira, o encontrar de uma solução para o tratamento dos lixos urbanos há muito que se coloca, face à saturação do aterro de Sermonde. Erradas estratégias e políticas ambientais inviabilizaram a adesão à Lipor que, a efectuar-se, sobrecarregaria em muito os munícipes feirenses que já tanto despendem do seu orçamento para pagar aquilo que a Câmara Municipal nunca cumpriu.

Urge agora uma nova solução que não poderá passar sem o diálogo exigível com as populações, em especial a freguesia de Canedo, primeiros e principais interessados, ao serviço de quem devem estar as políticas.

A Assembleia Municipal de Santa Maria da Feira, reunida em 29 de Abril de 2008, delibera recomendar que:

1º - As entidades competentes suspendam o processo relativo à construção de um aterro sanitário na freguesia de Canedo;

2º - Se realize a audição das pessoas potencialmente afectadas, nomeadamente os habitantes da freguesia de Canedo;

3º - Se realize uma audição pública sobre o impacto ambiental que a construção do aterro terá na natureza e nas populações;

4º - Se analisem as alternativas possíveis por forma a causar o menor impacto possível às pessoas afectadas e se consiga alcançar uma solução ambientalmente favorável sem mais encargos para as populações.