CENTENÁRIO DA IMPLANTAÇÃO DA REPÚBLICA

A implantação da República em 1910 é um importante marco da história e da luta do povo português que importa assinalar. A República foi proclamada a 5 de Outubro de 1910 por cidadãos, agrupamentos e organizações progressistas e vanguardistas dentro do espectro político-social português.

O Povo e as suas estruturas foram a alavanca de sucesso da Revolução. Quando a mesma parecia condenada ao fracasso, com o suicídio de Cândido dos Reis, foi o Povo que, assumindo a bandeira da República, resistiu na Rotunda e de lá saiu vitorioso.

Não podemos esquecer a componente militar do movimento republicano triunfante em Outubro de 1910, composta por elementos do Exército e da Armada, da classe de oficiais, sargentos e praças. Aliás, este amplo movimento contou com a acção de centenas de revolucionários civis que contribuíram para a defesa e consolidação da República.

Também o nosso Município participou neste momento ímpar da História de Portugal. Elísio de Castro, com o 5 de Outubro de 1910 assumiu dos mais elevados cargos políticos concelhios, distritais e mesmo nacionais. Presidiu à Comissão Administrativa Municipal da então Vila da Feira e nas primeiras eleições realizadas em Novembro de 1911, foi eleito Presidente do Senado Municipal e ali se manteve por eleições sucessivas até 1926. Também no ano de 1910, foi nomeado contador no Tribunal da Comarca do Porto. Em 1920 foi nomeado Governador Civil de Aveiro. Colaborou enquanto Deputado à Assembleia Constituinte na elaboração da Constituição de 1911.

Constituição onde foram finalmente abolidos todos os privilégios decorrentes do nascimento e criadas condições para que o mérito pessoal promovesse o acesso à educação e ao emprego, contribuindo para diminuir as assimetrias entre ricos e pobres. A separação da Igreja, do Estado foi concretizada. O registo civil foi tornado obrigatório. Os problemas de habitação nas principais cidades foram enfrentados. Na Educação deram-se avanços significativos, erigiram-se novas escolas e dignificou-se a classe de professores.

A proclamação da Republica Portuguesa foi sem dúvida o primeiro grande marco da causa da Liberdade no Portugal do Século XX, apesar dos limites e das incapacidades no cumprimento dos mais puros ideais republicanos que se verificou nos anos seguintes.

A Assembleia Municipal de Santa Maria da Feira, reunida em 24 de Setembro de 2010, delibera:

- Assinalar a comemoração do Centenário da Implantação da República, saudando todos aqueles que lutaram e lutam pela consolidação e aprofundamento do ideal republicano, da democracia e da liberdade.

A eleita da CDU

Lúcia Gomes