“Ser pela liberdade não é apenas tirar as correntes a alguém, mas viver de forma que respeite e melhore a liberdade dos outros”

Nelson Mandela

VOTO DE PESAR PELO FALECIMENTO DE NELSON MANDELA*

O nome de Nelson Rolihlala Mandela foi inscrito na História, pela mão dos povos, como o de um herói da luta pela emancipação humana.

Nascido em 18 de Julho de 1918, envolveu-se desde jovem na luta contra o regime de apartheid que vigorava na África do Sul, tendo aderido em 1942 ao Congresso Nacional Africano e tendo sido fundador, em 1944, com Walter Sisulu e Oliver Tambo, da Liga Juvenil do ANC.

Após o massacre de Sharpeville, ocorrido a 21 de Março de 1960, onde a polícia sul-africana assassinou 69 manifestantes anti-apartheid e feriu 180, Nelson Mandela passou a liderar a luta armada conduzida pelo ANC.

Em Agosto de 1962, numa operação conjunta da CIA e da polícia sul-africana, Nelson Mandela seria preso. Viria a ser condenado a prisão perpétua, sob a acusação da prática de atos de terrorismo.

Passaria 28 anos nas prisões do regime do apartheid. Nesse tempo, passou a ser conhecido como o preso 46664, continuou a animar a luta e resistência contra o regime opressor. Em Fevereiro de 1985 foi-lhe negada a liberdade condicional por se recusar a renegar a luta armada do seu povo. Em Fevereiro de 1990, culminando a heroica luta anti apartheid do povo sul-africano e uma campanha de solidariedade mundial pela sua libertação pelas forças progressistas de todo o mundo, Nelson Mandela seria libertado, passando a liderar, na legalidade, o processo político que conduziria ao fim do regime de apartheid.

Em 1993, Nelson Mandela, seria galardoado com o Prémio Nobel da Paz, e em Maio de 1994 viria a ser eleito Presidente da República da África do Sul, tendo exercido essas funções até 1999.

Após a cessação das suas funções como Presidente continuou empenhado na luta pelo respeito integral dos direitos humanos, tendo sido galardoado em várias ocasiões por organizações nacionais e internacionais. Apesar disto, permaneceu até 2008 integrado na lista das personalidades consideradas terroristas pelo Departamento de Estado dos EUA.

Nelson Mandela terminou a sua vida como uma das personalidades mais respeitadas em todo o mundo, pela sua integridade política e moral, pelo seu exemplo universal de coragem em defesa da Liberdade, da Justiça, da Igualdade e da Paz entre os seres humanos, pelo seu abnegado empenhamento nas causas mais nobres da Humanidade.

A CDU propõe que a Assembleia Municipal de Santa Maria da Feira, na sua sessão ordinária de dezembro, delibere:

a) Manifestar o seu profundo pesar pelo falecimento de Nelson Rolihlala Mandela;

b) Propor que seja atribuído, a um espaço público, o seu nome;

c) Remeter o presente voto de pesar para a Embaixada de África do Sul.

Eleito Municipal da CDU

Filipe Moreira