Exmo. Senhor Presidente da Assembleia Municipal

Exmos. Senhores Vereadores

Exmos. Senhores Deputados Municipais

Minhas Senhoras e meus Senhores

Senhor Presidente da Câmara, tendo consciência de que o Período Antes da Ordem do Dia é manifestamente curto para esclarecer as dúvidas e para se obter resposta a todas a questões que vão surgindo nos intervalos entre Assembleias Municipais. Vamos apresentar algumas questões, para as quais gostaríamos de uma resposta concreta e direta.

1 – Como é do conhecimento de todos, o veterinário municipal desempenha funções no edifício do antigo matadouro municipal. Ora este edifício está degradado em ruína iminente e não tem as mínimas condições de salubridade, servindo, por muitas vezes, de armazém, de depósito de entulho e de lixos onde, até, já se verificou a presença de ratos.

Recorde-se, que este espaço é frequentado por dezenas de feirenses, que ali vão acompanhados pelos seus animais de estimação, mas muitas vezes, e mais importante, acompanhados de crianças.

Temos conhecimento igualmente que pelo menos por três vezes foram vistas equipas de técnicos da Câmara Municipal a observarem as instalações existentes para, segundo referiram construírem umas novas no estaleiro municipal.

No respeitante a este assunto, as questões que deixo são:

· Que conhecimento tem o Executivo deste assunto?

· Não existe risco para os utentes deste serviço?

· O que já se fez para solucionar este problema?

· O que se tem previsto para o resolver?

· Até quando vai permanecer o veterinário municipal nestas condições?

2- Outro assunto que importa ver esclarecido diz respeito ao nosso Parque Escolar. Saliente-se que no referente a este objeto muito poderíamos falar e certamente teríamos diálogo por várias horas, pois é público as falhas estruturais do mesmo. Porém as questões que lhe deixo são muito específicas.

Tendo conhecimento de que os jardins-de-infância de Manhouce em Arrifana e do Farinheiro em Fornos estão nestas condições e de que há no Ministério da Educação e Ciência cartas de professores do Concelho a denunciarem situações idênticas.

· Quantos edifícios escolares têm, ainda, telhados de fibrocimento com amianto?

· Quais são esses edifícios?

· Quando será resolvida esta situação?

3- Extrapolando a presença de amianto no nosso Parque Escolar e relembrando que apesar da proibição na União Europeia desta substância já em 1982, em Portugal continuou a recorrer-se a placas de fibrocimento com amianto até à década de 90.

· Quantos edifícios municipais têm ainda amianto nas suas estruturas?

4 – Por fim, o último caso que gostava que fosse esclarecido diz respeito às pedreiras de Lourosa.

Como se sabe, as pedreiras de Lourosa foram já alvo de discussão e centro de controvérsia neste mandato. Porém com a existência de novos dados, importa esclarecer dúvidas que vão surgindo.

Relembre-se que, ao longo de todo o processo de requalificação, nunca foi referido que, aquando do término do referido processo, as águas provenientes dos lençóis freáticos envolventes às pedreiras teriam como utilidade apenas a rega.

Todavia, nos dados mais recentes é indicado que devido à presença de metais pesados, acima dos valores permitidos, leva a que a água proveniente do lençol freático que atravessa as pedreiras seja apenas útil para a rega.

Este facto, senhor Presidente, não dá razão à CDU que sempre afirmou que a opção que o executivo tomou para a requalificação destas pedreiras não era a mais apropriada para as características do local e da envolvência?

*PAOD - Período Antes da Ordem do Dia