O Semanário “Terras da Feira“ publicou recentemente uma extensa entrevista com o actual presidente da Câmara Municipal de Stª Mª da Feira que, dado o seu conteúdo polémico e fantasioso, nos merece os seguintes comentários:

1. Com efeito, a entrevista segue na linha bem ao jeito do primeiro ministro e do Governo PSD /CDS, peritos em falsear a realidade do país e escamotear o quadro de agravamento económico e social para a grande maioria da população a que as suas políticas conduziram. Também aqui o Edil feirense apresenta um balanço completamente idílico da sua gestão autárquica, quando se aproxima o meio do mandato, pouco consentâneo com os reais problemas que o Concelho e a sua população enfrentam e com os seus próprios compromissos e promessas.

2. Dir-se-ia até que, pelo teor da citada entrevista, que viveríamos em Stª Mª da Feira no melhor dos mundos – um verdadeiro oásis – em praticamente todos os aspectos e indíces: emprego, desenvolvimento, ambiente, cultura, etc. Só que, lamentávelmente, o panorama concreto é bem diferente e contradiz tais fantasias e ilusões, talvez mais próprias desta época e de um qualquer golpe de calor estival ou simples tique pré-eleitoral.

3. Desde logo no que se refere aos dados ali avançados sobre o desemprego actual no Concelho e igualmente sobre a sua grande “ dinâmica empresarial “. Por mais que o Governo e, neste caso, o próprio Presidente da Câmara, tentem mascarar os números com estafados argumentos, a verdade nua e crua é que o desemprego real é bem superior ao por eles propalado e atinge cada vez mais trabalhadores feirenses, sobretudo jovens.O mesmo se pode dizer, entretanto, do resultado obtido, se é que existem resultados, de tantas iniciativas e “missões “ ao estrangeiro para inverter a destruição do tecido produtivo e almejar aqui a implantação de novas indústrias, que tarda a efectivar-se.

4. Mas igualmente e em relação às suas outras grandes “ bandeiras “ e promessas eleitorais o balanço não é menos desastroso. Bastará recordar as prioridades então assumidas quanto às frentes de obra na rede viária e ao anúncio solene do início da sua requalificação, mil vezes repetido, e que, para infortúnio dos feirenses, nunca mais arrancam. Será este um mito urbano como os do Passos Coelho?

5. “Meados de 2011” era esta a dead line para o sistema de saneamento das bacias do Caster e Laje, estamos todos cientes que uma vez mais o senhor presidente não usou de inverdade, simplesmente mentiu descaradamente. Como mentira são os milhões vindos do Banco Europeu de Investimento para estas infraestruturas que posteriormente aparecem em outdoors como sendo investimento da câmara.

6. Por outro lado, e mesmo no que respeita às novas responsabilidades do Executivo Municipal pela gestão do Europarque, que oportunamente questionámos, acaba-se por confirmar mais uma vez, até pelas dúvidas e preocupações manifestadas pelo Senhor Presidente, nesta como noutras ocasiões, o autêntico imbróglio e peso insustentável em que tal infra-estrutura pode representar no presente e no futuro do Município. O tempo encarregar-se-a de nos dar razão!

7. Conclui-se assim que Emídio Sousa vive sobre o efeito do Perlim Pim Pim, numa “Terra dos sonhos “ só sua, pelo que não podemos deixar de criticar esta sua postura laudatória e de descarado auto-elogio. Como, aliás, vem sendo seu timbre desde que foi eleito, e que sobressai na presente entrevista, já que os dados ali apresentados chocam abertamente com as inúmeras carências e estrangulamentos que o Concelho de Stª Mª da Feira e as suas populações continuam a sofrer e que, como temos defendido, só uma outra política patriótica e esquerda a nível nacional contribuirá também para a sua resolução.


Stª Mª da Feira, 31 de Julho de 2015

Comissão Coordenadora da CDU / Stª Mª da Feira.