Teve lugar na passada terça-feira, dia 10, uma reunião de trabalho entre uma delegação do PCP, composta por dirigentes distritais e pela deputada à Assembleia da Republica Diana Ferreira, e o Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Entre Douro Vouga, a pedido deste.

Neste encontro, de uma forma franca e circunstanciada, foi possível conhecer e aprofundar as actuais condições laborais dos profissionais da saúde deste importante Centro Hospitalar e que foram motivo recente de denúncia e preocupação do PCP.

Com efeito, no decurso da citada reunião,a delegação comunista acabou por ver confirmado o recurso recorrente a trabalho precário, sobretudo pessoal médico, e a alguns casos pontuais de técnicos superiores, bem como a constante mobilidade do pessoal auxiliar entre as três unidades hospitalares integradas no CHEDV, com os inevitáveis prejuízos inerentes, e ainda a proliferação de Contratos Individuais de Trabalho entre os enfermeiros, algo que se traduz em disparidades, tanto salariais, como de horas de trabalho.

Ao longo da reunião, no entanto, foi possível identificar e consensualizar toda uma série de medidas e propostas que permitam melhorar a capacidade de resposta deste Centro Hospitalar a um cada vez maior número de utentes que a ele recorrem, oriundos de uma vasta região do norte do distrito de Aveiro.

Tal melhoria, como desde há muito o PCP vem afirmando, só será viável com uma melhor articulação entre as três unidades hospitalares referidas, e sobretudo com a defesa intransigente do Serviço Nacional de Saúde, dotando-o de mais meios humanos e financeiros, garantindo os direitos quer de utentes, quer de todos os trabalhadores.

Aveiro, 12 de Maio de 2016
O Gabinete de Imprensa da DORAV