Balneário Vandalizado - Largo das Airas            Campo Futebol degradado - Largo das Airas

   

Largo das Airas                                               Placard Novo Arruamento na Av Sá Carneiro     Rua da Alegria - Urbanização

Troço incompleto - Av Sá Carneiro

 

Na sequência da reunião da comissão de freguesia de São João de Ver do PCP recentemente constituída, uma sua delegação deslocou-se a vários pontos da freguesia, tendo identificado alguns problemas que afectam a qualidade de vida da sua população.

Apesar de diversos melhoramentos entretanto realizados, a verdade é que se mantém na nossa terra sérias carências e atrasos incompreensíveis na resolução dos mesmos, do qual destacamos:

- A questão prioritária do saneamento básico extensiva a todo o concelho da Feira, continua a ser uma das grandes preocupações sem um fim à vista, tal como algumas fotografias anexas comprovam, ao contrário da propaganda feita pelo executivo camarário afirmando que esta questão encontra-se resolvida.

- Outro aspecto que destacamos é a incúria, abandono e desleixo em que se encontram vários espaços e equipamentos públicos um pouco por toda a freguesia, como é o caso flagrante do conhecido Largo das Airas, em que apesar de das sucessivas promessas de requalificação desta área, mantém-se num lamentável abandono de abandono. O mesmo acontece com o campo de futebol degradado ali anexo, com os balneários vandalizados e claramente subaproveitados, quer para a própria população residente, quer mesmo para os visitantes e feirantes do conhecido mercado do "Velho" que tem lugar no referido largo. Lamentavelmente, a Junta de Freguesia cobra taxas de utilização do espaço aos feirantes, sem garantir condições dignas de acesso e uso para o exercício da sua actividade.

- O problema crónico do péssimo estado da rede viária no concelho, tem também vários maus exemplos em muitos arruamentos e acessos da nossa freguesia com inúmeras vias remendadas, esburacadas, e incompletas. Tal é o caso incompreensível do novo arruamento entre a Av. Sá Carneiro e a Igreja de São João de Ver, projecto esse nunca concluído e sucessivamente adiado, encontrando-se num estado de indefinição sobre quando verá o respectivo término. No que se refere à acessibilidade e mobilidade dentro da freguesia, há uma outra questão que carece de intervenção dos órgãos competentes (Junta de Freguesia e a própria Câmara Municipal), que é o acesso da população e trabalhadores à zona industrial do Casalinho em Lourosa, através da Rua da Alegria, uma vez que está por clarificar a questão do litígio entre particulares e a Junta de Freguesia respeitante aos limites da referida via, uma vez que a mesma encontra-se sobre terrenos privados.

Esta Comissão de Freguesia não deixará de continuar a denunciar todos estes atrasos e problemas, lutando em simultâneo para a sua rápida e necessária solução, sempre na defesa do interesse da população. 

Comissão de Freguesia de São João de Ver do PCP