Falta de planeamento nas obras em Paços de Brandão!

 Não pode deixar de registar-se como positivas algumas melhorias recentes na rede viária desta Vila do Concelho de Stª Mª da Feira, embora boa parte das quais tenham sido prometidas, é bom recordar, há já longo tempo.

No entanto, para espanto e revolta dos brandoenses e de quem tem que aqui circular, é por demais evidente a falta de planeamento e rigor no decurso e conclusão de muitas dessas obras, iniciadas para cúmulo todas ao mesmo tempo e que, por vezes, se arrastam indefinidamente sem um fim à vista, com os prejuízos conhecidos para pessoas e bens.

São múltiplos os maus exemplos que se podem referir e que carecem de resolução urgente, como as fotografias anexas documentam.

   

  1. Desde logo a existência de uma verdadeira “cratera “ na Avenida Escolar “, junto ao ISPAB e que permanece num estado deplorável há cerca de meio ano, para já não falar da Rua Augusto Oliveira Pais, que devia ligar àquela Avenida, e para cujas obras de requalificação, prometidas há vários mandatos, os moradores contribuíram, sem que, contudo, as mesmas se concretizassem!
  2. A falta de rigor e planeamento das entidades responsáveis por estas intervenções na via pública – Câmara Municipal e Junta de Freguesia - é também visível, nalguns outros locais, como são os casos das Ruas da Sobreira e Póvoa de Baixo, onde a conclusão plena da obras acaba por estar agora dependente de acordos com vários dos seus moradores que, ao contrário, deviam ter sido previstos e firmados antes do seu início.
  3. Por outro lado, constata-se que as melhorias verificadas em vários arruamentos da Freguesia não foram acompanhadas da necessária sinalização vertical nalguns troços ( Monte de Cima e Portela ), nomeadamente com o aviso de aproximação de lombas e acentuados desníveis no piso, o que afecta em particular a circulação e própria a segurança rodoviária.

Claro que todo o Concelho e a própria Vila de Paços de Brandão carecem ainda de muitas obras, sobretudo na rede viária, mas exige-se dos órgãos autárquicos uma mais cuidada e rigorosa planificação das mesmas para assim se evitar bloqueios e estrangulamentos desnecessários como os acima citados.

Stª Mª da Feira, 18 de Outubro de 2016

Comissão Concelhia de Stª Mª da Feira do PCP