Aos trabalhadores da Amorim Revestimentos

Nos últimos dias, os trabalhadores desta empresa do Grupo Amorim têm sido confrontados com toda uma série de mudanças e alterações de turnos que acabam por lesar profundamente os seus direitos laborais e salários, com o claro propósito da Administração de os impor como facto consumado.

Numa atitude arrogante e não respeitadora dos direitos dos trabalhadores e das suas organizações representativas, já que nem sequer as consultou, bem como da legislação laboral, a direcção destas duas unidades industriais, na linha aliás do que vem praticando há longo tempo, o que pretende é prosseguir e agravar ainda mais os ritmos de trabalho, a redução dos salários e a exploração.

Todas estas medidas e tentativas de alterações de turnos inserem-se no fundo numa prática corrente e cada vez mais intensa de todo o Grupo Amorim em aumentar os níveis de exploração e de precariedade, bem evidente no recurso crescente ao trabalho temporário para suprir necessidades de laboração permanentes, às sucessivas pressões para as conhecidas “ rescisões “ junto dos trabalhadores mais antigos, criando em simultâneo um clima de divisão e de medo, para mais facilmente atingir os seus objectivos. 

É por isso imperioso dizer não a todos estes estratagemas e manobras da administração da Amorim Revestimentos! Lutar em conjunto com as organizações representativas dos trabalhadores contra tanta injustiça e desigualdade, para mais num Grupo empresarial que, ano após ano, soma lucros astronómicos, à custa de baixos salários, da precariedade e da maior exploração. 

Como os desenvolvimentos recentes da situação do país e afinal de muitas empresas e sectores comprovam, só com a luta e a unidade dos trabalhadores e de outras camadas da população tem sido possível reverter o rumo de empobrecimento, repor direitos e rendimentos, para cuja concretização, ainda que limitada e insuficiente, tem sido determinante a acção e a intervenção do PCP.

 

Stª Mª da Feira, 20 de Outubro de 2016

 

Organismo do sector corticeiro do PCP