Passados três anos da extinção efetiva das freguesias importa aferir o estado das mesmas. Desta feita o PCP iniciou um périplo pelas dez freguesias extintas no município de Santa Maria da Feira, tendo sido Guisande a primeira.

Além do afastamento dos órgãos de gestão das populações, no município verificou-se uma perda de valências e abandono generalizado das freguesias mais pequenas.

No caso especifico de Guisande, assiste-se a um desleixo da manutenção e limpeza das vias e infraestruturas ao encargo da Junta de Freguesia, perda de serviços, como o caso específico do coveiro ou da viatura que em mandatos anteriores servia os seus moradores, em particular os mais idosos.

Assistiu-se, também, a uma perda de serviços generalizados, nomeadamente na saúde onde se verificou uma redução dos dias em que a freguesia é servida por serviços de enfermagem.

Este abandono tem sido efectivado também pela Câmara Municipal que, ignorando as localidades com menos habitantes, não tem procedido a serviços de manutenção das infraestruturas municipais como os bairros da habitação social.

Comprova-se, assim, que as freguesias extintas perderam a capacidade de fazer valer os seus direitos transformando-se em meros lugares das freguesias maiores.

Assim, apesar da votação favorável na Assembleia Municipal da moção apresentada pela CDU que visa a reposição das freguesias extintas, não esqueceremos os agentes que efectivaram, apoiaram a extinção e selecionaram as freguesias a serem agregadas. Continuaremos a luta pela reposição das freguesias e devolução às populações dos seus desígnios.

Por estas razões o PCP continuará a dar voz às freguesias extintas!

Comissão Concelhia de Santa Maria da Feira do PCP

Stª Mª da Feira, 14 de Outubro de 2016