Relativamente a mobilidade e transportes, nas últimas décadas a aposta principal (praticamente única) foi para os transportes privados assentes única e exclusivamente na rodovia. Assistiu-se à promoção do automóvel em detrimento dos transportes não poluentes e dos transportes coletivos e principalmente dos transportes públicos.

Prova disso foi o estado de esquecimento e negligência a que os sucessivos executivos do PSD na Câmara Municipal votaram a Linha do Vouga (comummente designada de Vouguinha), não a contemplando nos planos de desenvolvimento do município como havia sido no passado.

Não houve a promoção deste meio de transporte, levando a que o crescimento urbanístico desordenado ocorrido nos anos 80 e 90 do século passado cometessem a estação de Santa Maria da Feira para a periferia da cidade. Noutros casos mais recentes, não se promoveu a ligação das estações por outros meios de transporte, assim como não se promoveu a localização de serviços públicos perto das mesmas.

Não se pode continuar a negar a insuficiência do serviço da “Transfeira” que não serve a generalidade da população. E aqui, também, não se pode negar as culpas dos sucessivos executivos que não fizeram uma aposta clara e concreta neste serviço.

A política de transportes e mobilidade não se pode resumir a medidas de circulação e estacionamento. Tem de passar pela necessidade da convergência de medidas e iniciativas diversas de sensibilização e informação, de ordenamento e gestão do território.

Somos favoráveis e defenderemos a existência de uma Comissão Municipal de Trânsito e implementaremos um Plano de Circulação, Transportes e Estacionamento do Município.

Assim, no decorrer das próximas semanas a CDU irá promover por todo o município uma campanha em defesa dos Transportes Públicos que realmente satisfaçam as necessidades da população. Iremos denunciar e exigir mais e melhores transportes públicos, assim como ciclovias que permitam a mobilidade alternativa ao automóvel.

 

Santa Maria da Feira, 9 de fevereiro de 2017

Comissão Coordenadora da CDU de Santa Maria da Feira