Águas Pluviais

 

Após a Nota de Imprensa, por nós emitida a 6 de dezembro de 2016 com o título “Estado calamitoso das vias rodoviárias de Fiães”, verificou-se que uma das Ruas referidas nessa nota (31 de Janeiro) foi intervencionada. Nessa rua, cujas obras estavam paradas há mais de seis meses, foram colocadas tubagens e grelhas para escoamento de águas pluviais. No entanto, o piso da via continua por repor, estando a referia intervenção novamente parada e sem que os moradores tenham data prevista para a sua conclusão.

No respeitante às Águas Pluviais, solicitada por moradores, esta Comissão deslocou-se ao Lugar do Grandal (Fiães) onde, acompanhada por moradores, pôde constatar que o entubamento das águas pluviais da Rua 31 de Janeiro termina junto de uma nascente cujo leito não tem capacidade para suportar toda a água proveniente da encosta. Esta água descerá até à Rua das Barras, a jusante da referida nascente, posteriormente até à Rua Principal (EN326), também sem estar entubada, e por fim desaguará no Rio Uíma.

Assim, face ao declive referido e ao facto de toda a água do referido lugar estar a ser direcionada para o mesmo local, sem que este tenha capacidade para a receber, prevê-se que o leito de cheia aumente drasticamente, pondo em risco de inundação a Rua das Barras, as moradias nela situadas e a EN326.

Esta Comissão manifesta o seu descontentamento pela não conclusão das obras na Rua 31 de Janeiro e pela forma descuidada como se procedeu ao entubamento das águas pluviais do local. Dada a situação irá fazer chegar um requerimento, através do eleito da CDU na Assembleia Municipal (Filipe Moreira) afim de apurar quais as intenções da Câmara Municipal para Solucionar estes casos.

 

Fiães, 28 de fevereiro de 2017

Comissão de Freguesia do PCP de Fiães