No decorrer dos anos tem-se verificado, por todo o município de Santa Maria da Feira, a existência de atentados ambientais. Na generalidade, denunciados pela CDU-Coligação Democrática Unitária nos vários órgãos onde se faz representar (Assembleia Municipal e Assembleia da República através do PEV-Partido Ecologista “Os Verdes” e do PCP-Partido Comunista Português e no Parlamento Europeu com os deputados do PCP). Todavia, continuam a persistir diversos casos como lixeiras a céu aberto, descargas ilegais para os leitos dos cursos de água e até esgotos a céu aberto.

Apesar de termos denunciado e exigido o restabelecimento da normalidade em dezenas de casos, a verdade é que a falta de uma política ambiental aliada a uma ausência de fiscalização concreta tem levado a que estas situações permaneçam e se repliquem como demonstrado na fotografia do complexo desportivo de Sanfins (infraestrutura pública), cuja lixeira tem aumentado sem o vislumbre de solução.

Assim. de forma a que a CDU possa realizar um trabalho mais completo e exaustivo solicita-se a todos os cidadãos interessados na causa ambiental a procederem ao envio de informação relativamente a atentados ambientais no município. Podem-nos fazer chegar através de email, telefone ou outros meios.

Podem fazer chegar a informação através de:

Rua João António de Andrade, 4
4520-232 Santa Maria da Feira