O concelho de Stª Mª da Feira é extremamente rico em património ambiental e histórico. Porém, nem sempre valorizado pelos sucessivos executivos da Câmara Municipal.

Exemplo disso é a Quinta do Castelo, verdadeiro ex-libris do município que se encontra em notório estado de desleixo. Recorde-se que este espaço está sob responsabilidade da Câmara Municipal, que há cerca de quatro anos assegurou um contrato de comodato com a Segurança Social para a cedência da responsabilidade sobre o espaço por 50 anos.

Aquando da celebração do referido contrato, a Câmara Municipal e a Feira Viva anunciaram que iriam proceder à reabilitação do espaço. Todavia, o tempo passou e nada se verificou.

A Quinta do Castelo contempla em si uma riqueza ambiental de excelência e diversos monumentos de diferentes épocas. De todos, pela sua beleza e dimensão, destaca -se as Grutas artificiais, construção oferecida ao município pela Companhia Hortícola do Porto em 1916. Neste monumento é mais do que evidente a necessidade de reabilitação.

Assim, na próxima Assembleia Municipal a CDU irá levar a debate uma proposta para que se proceda à limpeza, reabilitação e sinalização do referido espaço, para que todos dele possam usufruir em todo o seu esplendor, como prometido pela Câmara Municipal e Feira viva há mais de quatro anos.

    Stª Mª da Feira, 23 de Março de 2017

Comissão Coordenadora da CDU de Stª Mª da Feira