Em resposta às caluniosas declarações do Presidente da Junta de Freguesia de Fiães

A Comissão de Freguesia do PCP de Fiães vem deste modo desmentir o Presidente da Junta de Freguesia, António Valdemar, no que respeita à inundação ocorrida e denunciada por esta força na Rua da Varziela.

Após a emissão de mais uma Nota de Imprensa desta Comissão relativamente ao que se tem sucedido no Lugar do Grandal, o Sr. Valdemar afirmou à imprensa regional que se tratava apenas de campanha eleitoral digital, uma vez que, segundo o próprio, esta comissão não conhece a realidade do que lá se passa.

Assim, como o Sr. Valdemar muito bem sabe, o dirigente e responsável da Comissão de Freguesia do PCP, Rolando Sousa, nasceu e viveu 26 anos na Rua 31 de Janeiro e conhecendo muito bem a realidade da mesma e da via paralela - Rua da Varziela. Sendo duas ruas compostas maioritariamente pelos meus familiares: pais, tios, primos, padrinhos, irmãos, entre outros, ruas essas que, para além do referido dirigente comunista, são visitadas regularmente por esta comissão.

Nesta linha, importa esclarecer que esta Comissão afirma que contactou diversas vezes com os moradores a respeito das obras (na Rua 31 de Janeiro) que, apesar de divulgadas na página do Facebook da Junta de Freguesia de Fiães, tardavam em começar. Esta comissão denunciou, ainda, que após o inicio das obras se verificou a interrupção das mesmas por vários meses, isto porque os seus executantes optando por uma atitude de prepotência tentaram avançar por terrenos privados sem a autorização dos respetivos proprietários. Deixando durante esses meses a estrada sem piso adequado e com materiais das obras em terrenos privados. Tendo esta situação sido alvo de requerimento através do eleito da CDU na Assembleia Municipal – Filipe Moreira.

Sendo verdade que mais vale tarde que nunca, a Rua 31 de Janeiro tem o seu problema de águas pluviais resolvido, mas não aceitamos que “se tape um santo, destapando o outro”. Como tal e como avisámos a Câmara Municipal (através de requerimento) sobre o que iria suceder nas vias de cota inferior à Rua 31 de Janeiro assim que chovesse. Como se verificou, esta comissão tinha razão nos argumentos. Justifica-se o aviso à Câmara Municipal, dado tratar-se de uma obra realizada pela mesma e não pela Junta de Freguesia.

Não obstante das nossas denúncias, o Sr. Presidente estava informado da situação também por moradores que o haviam alertado, por variadas vezes, para a iminência do ocorrido. Destacando-se que numa das habitações afetadas a moradora teve já por diversas vezes de sair pela lateral da sua habitação, vendo-se obrigada a saltar o muro, dada a impossibilidade de sair pela Rua da Varziela/Rua das Sardeiras (vias inundadas) para onde a referida tem a saída da sua residência.

Face ao exposto, depreendemos que o Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Fiães esteja a acusar os seus concidadãos de mentirosos, incluindo os que o apoiaram nas últimas eleições que que também denunciaram a referida situação.

Importa ainda referir que, contrariamente ao mencionado na imprensa regional, o referido Presidente não compareceu 15 minutos após as inundações. Que a inundação não foi causada por folhas, mas sim pelo encaminhamento das águas pluviais da Rua 31 de Janeiro para uma “represa” situada na Rua da Varziela que por não ter capacidade de escoamento inundou a via. Que a limpeza da via foi efetuada por moradores.

No respeitante a “campanha digital”, se fosse o caso, seria algo perfeitamente legal dentro da realidade do nosso país, coisa a que a Junta de Freguesia recorreu ao longo de todo o mandato, anunciando intervenções na rede social Facebook para uma determinada data e iniciando meses depois. Mantendo uma postura digital que não coincide com a da realidade.

Compreendemos que o Sr. Presidente António Valdemar se encontre muito extenuado, dado que durante três anos não realizou praticamente intervenções na Cidade, querendo no último recuperar o tempo perdido com vista a uma reeleição.  No entanto, nada justifica o uso da mentira, deturpação e ataque infundamentado.

Comissão de Freguesia do PCP de Fiães