Em finais de maio de 2015, mais concretamente a 22 de maio, o deputado José Luís Ferreira, do Grupo Parlamentar de “Os Verdes”, entregou na Assembleia da República uma  pergunta em que questionava o Governo, através do Ministério da Economia, sobre o lamentável estado de degradação da Estrada Nacional 109-4, que atravessa o município de Santa Maria da Feira. Era aí referido que nomeadamente na freguesia de Fornos,o estado de deterioração da via era tal que levava à destruição do material circulante, favorecia a degradação ambiental nas áreas adjacentes e colocava igualmente em perigo os cidadãos que habitam nas imediações ou que nela circulam.

Chamava-se igualmente à atenção nessa pergunta para as incumbências da EP - Estradas de Portugal, S.A (EP) no que se refere à conservação, manutenção e garantia de segurança rodoviária nas estradas nacionais, ou seja, a prestação de um serviço público de qualidade, proporcionando uma melhor qualidade de vida às populações.

De imediato e por coincidência ou talvez não, após ter sido tornada pública esta pergunta, a Câmara Municipal da Feira fez aprovar um pacote de intervenções viárias onde se incluía a recuperação desta importante via. Foi então feita uma pavimentação com tapete betuminoso no percurso entre Fornos e Agoncida, lugar da freguesia de Mosteirô onde termina a referida via nacional 109-4.

Ficavam por asfaltar dois entroncamentos de estradas com a acima mencionada via, supostamente porque iriam ser feitas uma rotunda na embocadura com a rua Armando Pinto de Assunção e, uma pequena divisória direcional na embocadura da rua das Corgas. A aguardar estas obras, que segundo os responsáveis seriam imediatas, ficava a via com degraus no piso que nunca foram sequer rampeados ou sinalizados.

Não deixa de ser caricata esta situação pois a mesma não teve qualquer evolução desde então e sempre que é feita qualquer alusão a esta situação a população é de imediato brindada com um rol de mentiras e desculpas, permanecendo no entanto na via uma situação “sui generis” que é a presença inopinada há mais de três anos de degraus no piso de uma estrada nacional, por sinal das mais movimentadas do município da Feira.

Os munícipes feirenses merecem respeito e mereciam melhores desempenhos políticos na defesa dos seus interesses!

Stª Mª da Feira, 20 de Abril de 2017

Comissão Coordenadora da CDU / Stª Mª da Feira