A CDU em diversas ocasiões tem alertado para o estado de abandono e incúria, em que se encontram, lamentavelmente, muitos dos edifícios e equipamentos do rico património histórico e ambiental do Município Feirense, em relação ao qual o Executivo PSD está de costas voltadas. Encontram-se nesta situação parte dos jardins e áreas arborizadas da encosta do castelo e “Guimbras” onde mesas, candeeiros e outros equipamentos, derrubados por árvores em intempéries passadas, permanecem estropiadas ou arrojadas no solo.

Tanto assim é que, em plena zona nobre do centro da cidade de Feira, nas imediações do Convento dos Lóios, e não muito longe dos Paços do Concelho, se encontra esta réplica em madeira do Castelo da Feira, como a foto ilustra, totalmente destruída e vandalizada, há pelo menos dois anos. Demasiado tempo portanto, sem que os serviços camarários e os seus responsáveis mostrem qualquer intenção ou diligência para alterar tal quadro degradante. Como se já não bastasse a imagem de desleixo que dali perpassa, quando temos uma empresa municipal especializada nestas coisas de eventos, acresce que este “mamarracho” está ao lado de um parque infantil onde diariamente brincam crianças e que até tem uma entrada irregular para este mesmo lado.

Esta é uma situação que, de resto, contrasta com a imagem e propaganda, repetidamente apregoadas pelo Senhor Presidente, dos grandes eventos e iniciativas culturais do Município, mas que, no fundo, evidenciam um completo desprezo e falta de rigor na preservação dos equipamentos e do espaço público. 

A CDU / Feira, como sempre, não deixará de intervir para que situações, como a agora aqui citada, sejam devidamente debeladas e resolvidas, em defesa do património histórico e da qualidade de vida no Concelho de Stª Mª da Feira.

Stª Mª da Feira, 2 de Junho de 2017

Comissão Coordenadora da CDU / Stª Mª da Feira