A campanha intitulada “Património histórico-cultural do município”, lançada pela CDU, tem já 6 semanas, pelo que afigura-se o momento de apresentar ao público algumas das conclusões da mesma, como anunciado a 2 de maio.

Assim elenca-se algum do mais relevante património do município, referindo-se carências e propostas.

 

Castelo de Stª Mª da Feira -  O Castelo, símbolo do município, apresenta-se como o mais emblemático monumento, reconhecido pela sua história envolta em lendas e muitas dúvidas, face à falta de registos históricos. É do nosso entender que a infraestrutura se encontra em boas condições de manutenção, sendo explorada para diversas atividades culturais e de lazer. Todavia, parece-nos que mais tem de ser feito para que os feirenses possam desfrutar deste espaço. Assim é do nosso entender que os residentes no município de Stª Mª da Feira deverão ter entrada livre no Castelo pelo menos aos domingos. Situação que não é única no país, sendo que em alguns municípios os residentes não pagam entrada neste tipo de património em qualquer dia da semana.

Castro de Romariz – Não há eleições autárquicas em que não se fale desta infraestrutura como uma das imagens de do município e até de relevo para a historia nacional do período da sua origem. No entanto, no decorrer dos anos muito pouco foi realizado para a dinamização do espaço, assim como o dar a conhecer a cultura castreja do sul do Douro. Este mandato, em particular, registou-se um abandono incompreensível. Entende-se que o afastamento da malha urbana possa dificultar a dinamização deste património, todavia cabe às entidades eleitas o encontrar soluções para as dificuldades. Assim, face a existirem dois castros conhecidos na área do município de Stª Mª da Feira propomos a utilização do espaço para atividades culturais, principalmente relacionadas com as origens do castro e a dinamização de encontros que visem refletir sobre este período da história do território com vista ao assumir do município como um polo cultural nesta área.

Castro de Fiães –Fruto do crescimento desgovernado, dois terços do castro de Fiães estão destruídos. No entanto, é nossa proposta a aquisição dos terrenos da área deste aglomerado com vista à sua exploração faseada e ligação ao Parque das Ribeiras.

No respeitante aos dois castros conhecidos no município, impõem-se uma sinalização dos mesmos e uma maior divulgação.

Casa da Malaposta – Compreendendo que esta infraestrutura está sob domínio privado, é do nosso entender que devem ser promovidas negociações para que passe para a esfera do poder municipal. Após este passo, o espaço será transformado num albergue para peregrinos que cruzam o nosso município para norte, rumo a Santiago de Compostela, e para sul, rumo a Fátima, assim como para outros viajantes. Assim seria devolvido ao edifício a sua atividade original que tanta falta faz na área do município. Associado ao albergue propomos a criação de um espaço para divulgação cultural.

Casas senhoriais e de valor histórico – Como é do conhecimento geral, no município de Stª Mª da Feira existem várias casas senhoriais e de valor histórico, no entanto não existe uma rota que permita aos interessados o seu conhecimento e admiração. Assim, propomos a criação de uma rota que englobe estas casas de diferentes épocas.

Mercado Municipal de Stª Mª da Feira – A classificação deste património não o salvou do desgaste e falta de investimento que o levaram ao estado de degradação e de desatualização. Assim é urgente a sua requalificação que mantenha as linhas e estilo arquitetónico, dando-lhe a devida atualização com vista ao aproximar dos comerciantes e feirenses em geral. Este local tem tudo para, além de servido de mercado municipal, possa ser um espaço para que os feirenses possam expor e vender produtos de artesanato e produções próprias.

Património Industrial – O município de Stª Mª da Feira é rico em indústria, assumindo-se há vários anos como polo de referência de alguns setores como o da cortiça, papel e calçado, no entanto não existe uma rota que vise a promoção do turismo industrial que se apresenta em fase de crescimento. Propomos, assim, a criação de uma rota pelas industrias mais emblemáticas do presente e passado com vista à divulgação das mesmas e dos produtos, tendo como polo central o Museu do Papel em Paços de Brandão.

Museus municipais – Entendendo os museus como acervo de conhecimento, identidade e memória que deve ser preservado e dinamizado em prol da cultura de todos, especialmente dos mais novos, não podemos deixar de destacar a qualidade do Museu de Papel em Paços de Brandão. Assim, é nossa intenção alargar estas atividades a todos os espaços museológicos do município e, afim de aproximar a população feirense dos mesmos, torna-los gratuitos aos fins de semana.

Stª Mª da Feira, 14 de Junho de 2017

Comissão Coordenadora da CDU de Stª Mª da Feira