A Coligação Democrática Unitária, no seu constante acompanhar da vida do município, decidiu perguntar à Câmara Municipal, através do seu eleito na Assembleia Municipal, sobre o estado das ligações à rede de saneamento básico, no que aos edifícios escolares diz respeito pois, como se sabe, são da sua jurisdição. Fizemo-lo, porque acerca de meia dúzia de anos já o tínhamos feito numa pergunta similar e ficamos alarmados pois, à data, encontravam-se mais de meia centena de edifícios sem ligação.

Pensando que quem exige por norma deve exemplarmente cumprir, ficamos completamente aturdidos com a mentira que a Câmara PSD tem vindo a encobrir pois, ficamos a saber na resposta emanado pelo pelouro da educação, através da vereadora Cristina Tenreiro, que afinal cerca de 40 escolas e Jardins estão por ligar à rede de águas residuais. Afinal, a ilustríssima Câmara não cumpre com aquilo que exige aos seus munícipes, a ligação à rede de saneamento básico dos edifícios que são seu património nomeadamente as escolas.

Nada de mal daí viria, pois, para os feirenses seria tão-somente mais uma das tão vulgares mentiras a que o poder laranja nos foi habituando. Mas não, trata-se da mesma câmara que através da sua concessionária, que tão carinhosamente protege, foi conivente com o envio de cartas com um conteúdo atemorizador aos munícipes com o sentido de pressionar os mesmos a proceder à ligação do saneamento que agora se sabe a câmara ainda não fez. Trata-se igualmente da câmara que passou a cobrar coercivamente aos munícipes em contratos que lavrou unilateralmente com os mesmos, uma taxa de não ligação sempre que o serviço estava disponível no domicílio dos cidadãos. Será que a câmara paga essa mesma taxa de não ligação que sistematicamente cobra aos seus cidadãos?

É também a mesma câmara que se recusa a criar uma tarifa social como aliás preconiza o contrato de concessão por si lavrado, sendo que no município só cerca de duas dúzias de agregados familiares usufruem desse benefício social. Somos uma das 82 câmaras num cômputo de 308 municípios que não cumpre com essa obrigação. Se se aplicassem as mesmas regras que estão estabelecidas para a tarifa social da electricidade seriam entre oito e nove mil famílias que poderiam usufruir desse direito.

Esta postura é uma postura criminosa que desacredita a câmara perante os seus cidadãos pois é incapaz de cumprir com aquilo que lhes exige!

Santa Maria da Feira, 30 de Junho de 2017

A Comissão Coordenadora de Stª Mª da Feira da Coligação Democrática Unitária