Na passada segunda-feira a CDU/Fiães entregou 16 propostas, umas para serem inseridas no Orçamento 2018 da Freguesia e outras para figurarem no plano estratégico de desenvolvimento de Fiães.

Abaixo, apresenta-se o texto entregue ao executivo da Junta de Freguesia de Fiães.

 

Propostas da CDU para a Freguesia de Fiães

Tratando-se do primeiro ano deste novo mandato, parece-nos importante apresentar propostas que deverão ser realidade a curto, médio e algumas a longo prazo na nossa Freguesia. Ressalvamos ainda que algumas das propostas apresentadas são de responsabilidade da Câmara Municipal e que a Junta de Freguesia não possui orçamento efetivo para a sua realização. Todavia sendo a Junta de Freguesia o órgão, por direito, representativo da Freguesia de Fiães, cabe-lhe a solicitação e exigência do suprimento das necessidades da cidade.

Proposta 1 

Encetar esforços para uma maior dinamização cultural na área da freguesia, nomeadamente, verão promovendo sessões de cinema ao ar livre e a dinamização de uma biblioteca de jardim.

Proposta 2

Como é do conhecimento geral, o Passadiço das Ribeiras é atravessado, em Fiães, pela Estrada Nacional 326. Todavia no local, onde este verão existiu a concessão de uma esplanada, não existe uma passadeira para peões, passeios ou mesmo iluminação pública que faça cobro às necessidades. Não obstante da passagem sob a ponte da estrada nacional (que não será útil em períodos de pluviosidade) há a necessidade de reabilitar o espaço tornando-o mais seguro

Assim, entende-se como fundamental o encetar de esforços junto da Infraestruturas de Portugal (entidade responsável pela via) para a colocação de sinalética que vise a redução da velocidade por parte dos automobilistas, a informação relativa à continua presença de peões e a colocação de uma passadeira para peões.

É ainda necessário solicitar o reforço da iluminação pública do local e proceder à criação de passeios junto das duas laterais da estrada nacional.

Proposta 3

Exigir a célere reposição das marcas rodoviárias nas vias da Freguesia que após intervenção permanecem há vários meses sem sinalização horizontal.

Proposta 4

Colocação de sinalização horizontal e vertical a alertar os condutores para a perigosidade junto ao Banco Crédito Agrícola.

Proposta 5

Aumentar os quilómetros de passeio. Esta é um grave problema da freguesia de Fiães o que impede, ainda nos dias de hoje, que os peões circulem em segurança, assim entende-se fundamental o acelerar do aumento de área da freguesia servida por passeios. 

Proposta 6

Castro de Fiães - Fruto do crescimento desgovernado, dois terços do castro de Fiães estão destruídos. No entanto, é nossa proposta a aquisição dos terrenos da área deste aglomerado com vista à sua exploração faseada e ligação ao Parque das Ribeiras.

Proposta 7

Jardinagem participada - Com o objetivo de promover uma cidadania ativa e participativa, de modo a evitar o isolamento e a promover uma forma de lazer ativo a Junta de Freguesia, assumirá um papel importante no que se refere a promoção de uma cidadania ambientalmente atuante. Dando oportunidade à população de se envolver ativamente na comunidade e de contribuir para o embelezamento dos espaços públicos da freguesia.

Desta forma, visa-se contribuir para o embelezamento dos espaços e jardins públicos, disponibilizar os conhecimentos dos cidadãos seniores e outros em prol da comunidade, sensibilizando-se ao mesmo tempo as famílias e a população em geral para o conceito de condomínio do município, e incentivando-se a convivência e a aproximação entre os munícipes e práticas de ambiente e fruição do ar livre.

Proposta 8

Promoção da criação de hortas urbanas, principalmente nos bairros municipais

Proposta 9

Reforço da rede de ecopontos - Há ainda muitos locais da freguesia desprovidos de um Ecoponto, o que não estimula a separação do lixo.

Assim, solicitamos um aumento e distribuição de Ecopontos, por diversos locais desprovidos destas infraestruturas, assim como a colocação de infraestruturas para a recolha de óleos.

Proposta 10

Realizar iniciativas de sensibilização para a poupança de água e proteção do ambiente.


Proposta 11

Reabilitação do espaço do Monte da Pedreira, considerando a nova área adquirida pelo município. Esta reabilitação deve respeitar os interesses da freguesia, sendo do nosso entendimento que no local deve ser criado um espaço verde e de lazer, ao qual deve ser associado um espaço para a realização de espetáculos, nomeadamente um pequeno anfiteatro. Isto possibilitará, por exemplo, que ali se realize o “Fiães a Andar”, evitando o aluguer de palcos. A permanência desta infraestrutura no local, conjugada com as restantes infraestruturas (nomeadamente sanitários e infraestrutura de apoio que poderá ser um espaço com utilidade de arrumos e bar para os dias de eventos), irá permitir às coletividades da freguesia realizar atividades ao longo do ano no local.

Proposta 12

Encetar esforços para uma maior limpeza das ruas, especialmente das bermas.

Proposta 13

Encetar esforços para a valorização do património cultural da freguesia, nomeadamente a estrada romana e a sua preservação.

Proposta 14

Colocação de informação relativa a Locais, Monumentos e outras infraestruturas que vise disponibilizar mais informação a turistas e interessados sobre o património histórico.

Proposta 15

Encetar todos os esforços para que a reabilitação dos bairros municipais tenha inicio o mais breve possível.

Proposta 16

Alterar a forma de apoio às associações da freguesia, de forma a se criar um fundo extraordinário a ser atribuído às associações que desenvolvam atividades em prol da freguesia e não somente decorrentes da sua atividade normal.