Rohde ameaça mais uma vez despedir

Na passada sexta-feira, os trabalhadores da ROHDE foram surpreendidos pela administração informando-os de que haveria falta de encomendas e que se a situação não se alterasse nas próximas semanas, a empresa correria mesmo o risco de encerrar depois das férias.

Ora tal situação é totalmente inconcebível e inaceitável. Na verdade, trata-se de uma das maiores unidades industriais do Concelho, que emprega hoje perto de 1000 pessoas e que deram, ao longo de muitos anos, o seu melhor para manter a produção e o crescimento desta multi-nacional do calçado. Esta empresa não pode fugir às suas responsabilidades sociais, procurando descartar-se agora dos seus trabalhadores, sem que as entidades competentes, nomeadamente o Governo PS, intervenham e ponham cobro a esta verdadeira hecatombe social, sobretudo num concelho que regista já elevadíssimos indíces de desemprego e que necessita com urgência de uma intervenção coordenada e global, não só em defesa dos postos de trabalho mas também apoiando quem perdeu o emprego e as famílias carenciadas.

Mas, ao contrário, tantos milhões anunciados pelo poder central continuam a ser destinados, única e simplesmente, para os grandes grupos, sem qualquer controle ou benefício commum. As próprias autarquias, em especial o Executivo municipal, não se podem alhear deste grave problema social e terão que exigir da parte do Estado medidas urgentes em defesa da salvaguarda dos postos de trabalho e do aparelho produtivo do concelho.

Isto não pode continuar assim! É o futuro e a propria sobrevivência dos feirenses que estão em causa!
A Rohde não pode fechar!

Só a unidade e a luta dos trabalhadores poderá travar mais este atentado social!