Ao Director do "Feira Norte"Mensário Feira-Norte

Na última edição do vosso mensário foi publicada uma longa entrevista de página e meia com o Sr. Armando Silva, a propósito da publicação do seu recente livro: "Vitimas de Salazar. Carlos Ferreira Soares. Anatomia de um crime".

A gravidade e falsidade de boa parte das afirmações e conjecturas nela feitas são de tal monta que me obrigam a recorrer ao direito de resposta para as repudiar e rebater. Mais do que ofender a história e a verdade dos factos, ofendem a memória do destacado militante comunista Dr. Ferreira Soares, e da sua família.

Tal entrevista, bem como o próprio livro e outras publicações que têm sido dadas à estampa nos últimos tempos, inserem-se, aliás, intencional e coordenadamente, numa torpe campanha anti-comunista que procura, por todos os meios, reescrever a história e branquear o fascismo.

Na verdade, o citado entrevistado, com base num pretenso trabalho científico e de recolha de dados a seu jeito – ele próprio confessa que aquele livro lhe foi encomendado (?!) - procura desesperadamente pôr em causa a verdade histórica, as circunstâncias mais que provadas e documentadas do assassínio pela PVDE de Ferreira Soares e, acima de tudo, a sua acção e ligação ao PCP.

Esse propósito, afinal, tornou-se igualmente evidente na recente "homenagem" que a Junta de Freguesia de Nogueira da Regedoura (PS) realizou à figura do "Dr. Prata" e onde o autor do livro interveio: omitir e com toda a desfaçatez negar mesmo a sua qualidade de militante comunista, razão primeira porque foi perseguido e assassinado.

Por isso a recusa obstinada daquele Executivo em dar a palavra a um representante do PCP na referida cerimónia e numa manobra canhestra e eleitoralista convidar o presidente do PS para aí discursar.

Mas por mais entrevistas, livros e “homenagens” que este e outros senhores fabriquem, o que nunca poderão apagar é o papel e acção dos comunistas como o Dr. Ferreira Soares, na luta  anti-fascista e pela conquista da liberdade.

E é precisamente esse património de luta e de intervenção do PCP e dos seus militantes em defesa dos trabalhadores e do povo português que, nesta entrevista e mais uma vez, se tentou deturpar e, mais grave do que isso, apropriar-se abusiva e escandalosamente da figura e legado do Dr. Ferreira Soares.