O Governo PS tem que assumir as suas responsabilidades de uma vez por todas!

 Depois de muitos meses de incerteza e indefinição quanto ao estatuto e ao próprio futuro da empresa, os trabalhadores da Rohde estão agora a ser alvo de uma baixa manobra de divisão e chantagem por parte do Governo Sócrates 2 que tem que ser denunciada e repudiada.

Na verdade, só isso se pode concluir com o célebre “plano” de recuperação que nos querem “vender”. Trata-se, isso sim, de um verdadeiro plano para dividir os trabalhadores, lançando-os uns contra os outros com falsos dilemas e soluções, já que não dá garantias da salvaguarda dos seus direitos, nem sobretudo da totalidade dos postos de trabalho.

Ora tal “ plano” é inadmissível, pois aos trabalhadores da Rohde, que sempre deram o seu melhor na produção de calçado de qualidade e em defesa da empresa, não se podem atribuir as culpas pelas suas dificuldades actuais nem pela viabilidade do plano de recuperação. 

A responsabilidade pela situação económica e social da Rohde cabe por inteiro à actual gestão mas também a esta política, seguida pelo Governo PS, de desmembramento do aparelho produtivo e assim promotora de despedimentos em massa e de desemprego galopante.

A solução só pode ser uma. Se o Governo se diz tão preocupado com o aumento do desemprego, elegendo o seu combate como primeira prioridade, então neste caso tem que passar das palavras e das boas intenções aos actos. Tem aqui uma boa oportunidade para as concretizar e impedir assim um autêntico crime social. Investindo e defendendo a laboração e a produção de uma grande unidade industrial do calçado com todos os seus meios técnicos e humanos.

Não é só o futuro da Rohde que está em causa! É a sobrevivência e o futuro de largas centenas de trabalhadores e das suas famílias que tem que ser defendidas!

É precisamente esse o repto que o PCP, como sempre solidário com a luta dos trabalhadores, lança ao poder central e aos Ministérios da tutela e ao próprio Executivo Municipal.

 

Em defesa dos postos de trabalho e dos trabalhadores da Rohde!

Viva a unidade e a luta dos trabalhadores!

 

Stª Mª da Feira, 20 de Novembro de 2009

Comissão Concelhia de Stª Mª da Feira do PCP