Muitas têm sido as lacunas e problemas apontados pela CDU no que se refere ao parque escolar dos diversos níveis de ensino do concelho de Stª Mª da Feira.

Conhecidas que são as actuais responsabilidades das Câmaras na conservação e manutenção das escolas do ensino básico, é de todo lamentável a inércia e desleixo a que o Executivo Municipal feirense lhes vota, em claro contraste, aliás, com repetidas promessas e cenários de fantasia.

Parque Escolar da Feira2Tal é, por exemplo, o que se passa na Escola EB1 do Outeiro em Rio Meão, onde, como as fotos anexas mostram, subsistem sérios problemas de segurança que deveriam merecer outra atenção das entidades competentes. Não existe a mínima sinalização, indicando a aproximação de escola, nem uma simples passadeira que acautele a segurança dos alunos e demais peões. Mas para colocar ali naquela zona um out-door de propaganda eleitoral, nas últimas autárquicas, o Partido ( PSD ) que tem gerido a Junta sempre foi mais expedito!

Não se trata, porém, de um caso isolado. Idêntico panorama repete-se, infelizmente, em muitas outras, para já não citar a não resolução das várias carências detectadas no novo Centro Escolar do Murado em Mozelos e que, apesar de sistematicamente denunciadas pela sua comunidade educativa que também secundámos, permanecem sem uma resposta eficaz por parte da Câmara Municipal e do respectivo pelouro da Educação.

Exige-se pois uma intervenção coordenada e planificada deste Executivo que solucione de uma vez por todas as muitas insuficiências com que as Escolas do Ensino Básico aqui se continuam a debater.

Stª Mª da Feira, 3 de Fevereiro de 2010

Comissão Coordenadora da CDU/ Stª Mª da Feira