Logo do PCP

Comissão Concelhia de Santa Maria da Feira

A Comissão Concelhia de Stª Mª da Feira do PCP, reunida no passado sábado (dia 13 de Fevereiro), analisou detalhadamente os últimos desenvolvimentos da situação política e social e as suas incidências locais que, pela sua gravidade e dimensão, causam as maiores preocupações.

Centenas de postos de trabalho em risco!

Na verdade, num concelho e numa região assoberbada já com altos níveis de desemprego, a actual situação de indefinição da Rohde, o maior fabricante de calçado do país, e o espectro de despedimento para os seus quase mil trabalhadores é bem revelador da falta de vontade política e de medidas efectivas que defendam neste caso o investimento, a produção e o consequente emprego. Só isso se pode concluir do recente plano, dito de viabilização, mas que, ao contrário, se trata, como entretanto demonstrámos num comunicado dirigido aos trabalhadores, depois de toda uma série de adiamentos e manobras dilatórias do Governo PS/ Sócrates e demais entidades, de uma verdadeira sentença de morte da empresa e dos seus postos de trabalho e que teria, a consumar-se, sérias implicações sociais no concelho.

As ameaças de despedimentos massivos não se restringem porém aos trabalhadores da Rohde. O mesmo se passa no sector corticeiro, em especial nas empresas do grupo Suberus – o segundo maior do sector – que, não obstante o conhecido plano de apoio, envolvendo muitos milhões de euros, acabou, como repetidamente evidenciámos, não por defender o emprego e as pequenas e médias empresas mas por beneficiar e concentrar ainda mais a produção nos grandes grupos deste sector. Essa, infelizmente, tem sido, aliás a linha fundamental da política de direita do actual governo: nesta como noutras áreas, favores em larga escala só para os maiores grupos económicos e interesses. Por isso a denunciamos e combatemos, apelando em simultâneo à luta e unidade dos trabalhadores, nomeadamente à sua mobilização para a acção da CGTP no próximo dia 18 de Fevereiro em Aveiro.

Governo PS desvaloriza o concelho de Stª Mª da Feira!

Mas as nefastas consequências para o concelho destas orientações políticas neo-liberais reflectem-se ,de igual modo, no campo das infra-estruturas e ficam patentes com a apresentação do Orçamento de Estado e com as obras e dotações previstas para Stª Mª da Feira no Programa de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central (PIDDAC). Estando em presença do concelho mais populoso do Distrito de Aveio e com conhecidas lacunas nas questões essenciais, o conjunto de obras nele inscrito é claramente insuficiente e desvalorizador da sua importância e dimensão. Assim e no que respeita ao parque escolar, velho e desajustado, continuamos sem qualquer projecto para uma nova e imperiosa escola secundária. O mesmo se passa no capitulo da rede viária e de transportes, onde nem a tão ansiada e prometida variante Feira / Arouca é contemplada! E que dizer da verba ridícula (5000 euros) para as Pedreiras de Lourosa? Tal como na maioria dos concelhos e regiões do país, assiste-se também aqui a uma clara política de desinvestimento público e de falta de transparência na atribuição de verbas.

O órgão dirigente do PCP em Stª Mª da Feira debruçou-se ainda sobre um conjunto complexo de tarefas e iniciativas próximas, em que se destacam: o almoço comemorativo do 89º aniversário do Partido a 7 de Março, o Comício com Jerónimo Sousa em S. João da Madeira a 20 de Março, integrado na campanha nacional de contacto e esclarecimento em curso, e a VII Assembleia da Organização, que terá lugar no início de Maio e que, enquanto órgão máximo do Partido no concelho, procederá a uma avaliação circunstanciada da sua acção, bem como ao seu reforço e dinamização futura.

Stª Mª da Feira, 16 de Fevereiro de 2010

Comissão Concelhia de Stª Mª da Feira do PCP