PCP

Acompanhado de dirigentes distritais e locais do PCP, o deputado Jorge Machado deslocou-se na passada terça-feira a Mozelos para contactar directamente com os trabalhadores destas empresas corticeiras.

Foi por demais evidente a profunda revolta e indignação das dezenas de trabalhadores que se encontravam junto aos portões da fábrica face não só ao atraso no pagamento de vários salários e subsídios, como e acima de tudo pela indefinição e muitas dúvidas que o actual processo de insolvência levanta.

Na verdade, não se compreende, nem se pode aceitar que um dos maiores grupos do sector corticeiro, como é o presente caso, esteja e definhar e vender ao desbarato o seu património e recheio, o que se tem verificado nos últimos dias, sem o minímo pagamento ou amortização dos salários em dívida aos trabalhadores. No preciso momento em que decorria o contacto com os trabalhadores, todos puderam assistir a mais uma tentativa, entretanto gorada, de retirar destas unidades fabris mais material e equipamentos.

Há, com efeito, situações dramáticas de trabalhadores, com muitos meses de salário por receber o que causa grande preocupação e desespero.

O deputado Jorge Machado, numa curta mas incisiva intervenção, referindo o papel do PCP e os sucessivos requerimentos e perguntas apresentados pelo respectivo grupo parlamentar sobre a situação, salientou a importância da unidade dos trabalhadores nesta luta em defesa dos seus direitos e da manutenção dos postos de trabalho e manifestou mais uma vez toda a solidariedade e apoio.

Tudo aponta para o que se está passar na Vinocor e Subercor se enquadre numa estratégia bem deliniada de afundar estas duas empresas em beneficio claro dos grandes grupos monopolistas do sector corticeiro que assim aumentam o seu império, destruindo dezenas de pequenas e méidias unidades industriais e consequentemente centenas e centenas de postos de trabalho, com a clara cumplicidade dos governos e o total alheamento do próprio Executivo Municipal de Stª Mª da Feira.


Stºa Mº da Feira, 3 de Agosto de 2011

Comissão Concelhia de Stª Mª da Feira do PCP