Prestes a completar-se mais um mandato autárquico na nossa Vila, importa desde já fazer um breve balanço mas realista do mesmo.
No entender da CDU, não obstante a concretização nos últimos meses de algumas das obras, reivindicadas por nós há longos anos, tais como: rotunda do Bico do Valado, cobertura da pedra do repouso no cemitério (cuja inauguração, porém, acabou por se concretizar precipitadamente, sem que as obras envolventes estivessem concluídas), arranjo do Parque, etc., a verdade é que continuam a subsistir na nossa terra inúmeros problemas que urge resolver. A começar pelo estado deplorável das estradas, cheias de buracos e desníveis de todo o tipo que infernizam a vida de quem nelas tem que circular, aumentando os riscos e as despesas com avarias e reparações nas respectivas viaturas. Constituindo um problema crónico que afecta infelizmente muitas outras freguesias e portanto da responsabilidade do Executivo Municipal PSD, a sua resolução deveria merecer no entanto uma outra postura, mais interveniente e enérgica da Junta actual.
Uma outra área fundamental – o saneamento – e em que foram investidos tantos milhões, a verdade é que está longe de estar concluído também na nossa freguesia. As linhas de água e ribeiras que por aqui passam permanecem altamente poluídas, como ainda há bem poucos dias activistas do PCP, que acompanhavam o deputado no Parlamento Europeu João Ferreira, puderam comprovar no leito da Ribeira de Rio Maior, junto à Quinta do Engenho Novo. Mas o mesmo se passa em pleno centro de S.Paio de Oleiros, nas imediações da Igreja e na rua do Tojal, onde os cheiros nauseabundos se tornam insuportáveis.
A própria recolha dos lixos e resíduos é igualmente deficitária e insuficiente. Não só pela reduzida frequência e pelos horários irregulares em que se efectua, mas também pelo número reduzido de ecopontos existentes na Vila.
A CDU / S.Paio de Oleiros, como sempre atenta e defensora dos interesses dos Oleirenses, continua a pugnar pela resolução dos seus problemas. É consciente das dificuldades por que passam os trabalhadores e a generalidade das famílias, em consequência da política de direita e do pacto das troikas, que os membros desta Coligação desejam, apesar disso, um ano novo o melhor possível!
S.Paio de Oleiros, Dezembro 2012.
CDU / S.PAIO DE OLEIROS