Apesar do quadro cor de rosa que se tenta “ vender “ do sector corticeiro em Stª Mª da Feira, a verdade é que se sucedem, cada vez mais frequência, exemplos gritantes da maior impunidade e de graves atropelos à legislação laboral em muitas das suas unidades industriais.

O mais recente aconteceu agora na empresa SOPOCORT, junto à Feira dos 10 de Lourosa, onde a administração, numa cínica e totalmente ilegal manobra de pressão, se recusa a pagar o salário do mês de Julho a uma parte ( 8 ) dos seus trabalhadores.

Apresentando um boa carteira de encomendas e um nível de laboração regular, em que o próprio patrão alega não ter problemas financeiros, esta recusa absurda em proceder à liquidação dos ordenados a algumas trabalhadoras, criando divisão e instabilidade, mais não visa do que facilitar a curto prazo a concretização do despedimento das mesmas agora lesadas.

Situação totalmente inadmissível e intolerável que devia motivar de imediato a intervenção das entidades competentes – Ministério do Trabalho, Autoridade para as Condições de Trabalho, etc. - para pôr cobro a tamanha ilegalidade.

Porém, nada disto sucede por acaso. Enquadra-se na ofensiva generalizada contra a contratação colectiva e os direitos dos trabalhadores que o Governo PSD/CDS desenvolve, no seguimento dos anteriores, e que só com a sua demissão e uma outra política, patriótica e de esquerda será possível travar e reverter.

O PCP solidariza-se com estas trabalhadoras, em luta pela defesa dos seus direitos e pelo pagamento dos salários que lhes são devidos e por isso mesmo uma sua delegação esteve presente ontem na acção de protesto que organizaram, com o apoio do Sindicato dos Corticeiros, junto à residência patronal, reivindicando justamente os seus direitos. Aliás, não deixa de ser estranho e sintomático da dualidade de critérios face a esta ilegalidade a presença ostensiva, durante várias horas de agentes da GNR, nesse mesmo local, no decorrer do protesto pacífico que elas ali realizaram na véspera.

PELO PAGAMENTO DOS SALÁRIOS EM FALTA ÀS TRABALHADORAS DA SOPOCORT!

UNIDADE E LUTA EM DEFESA DOS POSTOS DE TRABALHO!

Comissão Concelhia de Stª Mª da Feira do PCP

Stª Mª da Feira, 8 de Agosto de 2014