Foi publicado recentemente em Diário da Republica o projecto de regulamento do Programa de Apoio a Projectos Culturais do Município feirense e que se encontra agora em discussão pública.

É sobejamente conhecida a importância e a diversidade das Associações Culturais, bem como o papel imprescindível que desempenham por todo o Concelho na dinamização e promoção de iniciativas de índole cultural, para fruição das comunidades locais e da população em geral.

Sucede, porém, como temos repetidamente denunciado, que a actividade do Movimento associativo tem sido aqui bastante prejudicada, quer por cortes e atrasos crónicos dos apoios que lhe são devidos e protocolados com as autarquias locais, quer ainda por uma concepção elitista e economicista da Cultura do Executivo Municipal.

O conteúdo e as condições inscritas no citado regulamento mais não fazem, numa primeira análise, do que agravar essas limitações e, na prática, fazer depender doravante a atribuição de apoios às colectividades e às suas iniciativas do “ alinhamento “ com a política cultural da gestão camarária e do respectivo pelouro, o que se nos afigura totalmente intolerável para a autonomia e independência das mesmas face aos órgãos de poder local.

A par de uma verdadeira teia burocrática e processual, o presente regulamento, a ser efectivado, no fundo o que pretende é, com falsos argumentos de equidade e rigor, controlar a vida e as opções das inúmeras Associações Culturais do nosso Concelho.

 

A CDU / Feira sempre se tem pronunciado pela transparência, cumprimento rigoroso e atempado dos apoios municipais ao seu rico Movimento Associativo e Cultural, mas condena e rejeita por completo qualquer tentativa das autarquias locais para instrumentalizarem em seu benefício, seja por que forma for, as próprias colectividades.

Por isso mesmo, esta Coligação não deixará de intervir quer nos órgãos autárquicos em que está representado, como junto das Associações e dos municípes feirenses para que se mobilizem e rejeitem este autêntico atropelo democrático.

EM DEFESA DO MOVIMENTO ASSOCIATIVO!

Stª Mª da Feira, 30 de Setembro de 2014

Comissão Coordenadora da CDU / Stª Mª da Feira.