É com total repúdio que o PCP vê o encerramento de duas repartições de Finanças no Concelho de Santa Maria da Feira. O Governo PSD/CDS prossegue, assim, o seu ataque às populações. Este encerramento dá-se em nome de uma pretensa racionalização e reorganização destes serviços, mas o que, no fundo, o Governo quer é, com objetivos meramente economicistas, nuns casos encerrá-los, ou noutros passar a responsabilidade da sua gestão e funcionamento para as autarquias locais, sobretudo Juntas de Freguesia (como se verifica no município de Sever do Vouga), que não dispõem de meios humanos nem financeiros suficientes para o fazer, como a experiência está a provar.

Como publicado na imprensa regional na segunda-feira, 9 de fevereiro, a Direção de Finanças de Aveiro comunicou à Câmara Municipal o encerramento das referidas repartições de Finanças. Somente nesta data é que o Senhor Presidente da Câmara Municipal, Emídio Sousa, se manifestou contra este encerramento. Esta tomada de posição amplamente divulgada é demagógica e demonstrativa da falta de coerência do PSD que comummente tem uma posição para a comunicação social e outra nos órgãos autárquicos. Relembremo-nos que no decorrer dos últimos anos este assunto foi levado à Assembleia Municipal deste município tendo o PSD sempre votado contra todas a Moções apresentadas com a intenção de repudiar e contestar institucionalmente o encerramento destes serviços públicos.

Assim, salientamos ainda para o facto de que o Presidente da Câmara não tinha como não saber, uma vez que o Governo é do seu partido (em coligação com o CDS) e recorda-se a visita decente da Ministra das Finanças ao distrito de Aveiro.

A posição do executivo camarário nos últimos anos não beneficiou o interesse das populações e tememos que este alterar de posição seja tardio para inverter a situação. No respeitante à posição do PCP manter-nos-emos firmes à salvaguarda dos interesses da população e faremos de tudo para inverter esta situação.

Em defesa dos Serviços Públicos! Mais qualidade de vida para os feirenses!

Stª Mª da Feira, 19 de fevereiro de 2015

Comissão Concelhia de Stª Mª da Feira do PCP