Secundando a propaganda em curso do Governo PSD/ CDS da falsa retoma económica que ninguem vê e da ilusória criação de emprego no país, também aqui o Executivo Municipal desdobra-se em iniciativas e declarações para dar a ideia que estamos, nessa matéria, no “bom caminho” e no melhor dos mundos.

Porém, não deixa de ser surpreendente o depoimento recente do próprio Presidente da Câmara a um jornal diário que chega mesmo ao cúmulo de afiançar que nos dois últimos anos foram criados dois mil postos de trabalho no Concelho e que por isso a taxa de desemprego teria tido aqui, neste período, uma descida significativa.

Infelizmente a realidade é bem diferente e são os últimos números do desemprego registado no Município – 8.333 em Janeiro - que o desmentem.

Para mais, como sabemos, que em volta destes dados continua a registar-se uma evidente manipulação estatística e tudo serve para mascarar e disfarçar o desemprego real com acções de formação, estágios não remunerados e programas ocupacionais, tornando-no na pratica muito superior. Além, claro, de que a maior parte do eventual emprego criado é precário, sem vínculos nem direitos.

A destruição do aparelho produtivo à escala nacional, a sucessão de encerramentos de múltiplas empresas, que a política de direita deste governo e dos anteriores gerou, muito contribuiu igualmente no nosso Concelho para a subida em flecha do desemprego.,da pobreza, exclusão social e da emigração de novo em massa.

Não há pois artifícios ou falsos argumentos que iludam o nítido agravamento da situação social em Stª Mª da Feira, com que se defrontam cada vez mais desempregados e as suas famílias e que por isso mesmo deviam merecer mais respeito das entidades públicas, a começar pelos responsáveis autárquicos da sua terra.

Basta de fantasias! Só uma ruptura com o actual rumo de exploração e empobrecimento pode criar uma verdadeira alternativa política, patriótica e de esquerda! Mas para a poder concretizar é fundamental também o prosseguimento e reforço da luta dos trabalhadores, a defesa dos valores de Abril, nas empresas e na rua, em especial no próximo 1º de Maio.

NÃO DECLÍNIO NACIONAL! SOLUÇÕES PARA O PAÍS!

Stª Mª da Feira, 25 de Abril de 2015

Comissão Concelhia de Stª Mª da Feira do PCP