Culminando um longo processo de denúncia e de luta, desenvolvido pelas organizações sindicais - Sindicato, Federação, União dos Sindicatos de Aveiro, CGTP- IN e das operárias corticeiras, são finalmente eliminadas, no final deste mês, as anacrónicas e injustas diferenças salariais entre trabalhadoras e trabalhadores deste sector.

Desde há muito que o PCP denunciava esta situação inconcebível e inaceitável, violadora da Constituição da República Portuguesa e de todas as leis do trabalho. O princípio de ”salário igual, para trabalho igual” foi uma das grandes conquistas de Abril, mas o grande patronato da cortiça e a respectiva Associação tentaram eternizar a discriminação salarial entre mulheres e homens, que se cifrava em muitas dezenas de euros/ mês, como forma de aumentar ainda mais os seus lucros e poder financeiro.

Os sucessivos governos tanto do PS, como do PSD e do CDS, e os próprios organismos de fiscalização que tutelam as relações de trabalho não estão isentos de responsabilidades nesta questão. Sempre fizeram vista grossa, ao longo dos anos, o que acabou por os tornar coniventes com esta discriminação, que só agora, 41 anos depois de Abril, é anulada!

O PCP saúda assim as mulheres corticeiras, a sua luta persistente contra esta injustiça, bem como as suas organizações representativas, chamando a atenção para a necessidade da continuação da luta, no sector corticeiro, por melhores salários e condições de trabalho em geral e pelo fim da precariedade. É escandaloso o recurso sistemático, em muitas empresas, com a maior impunidade, a contratos a prazo para substituir necessidades de laboração permanentes.

Enquanto isto, os grandes grupos do sector corticeiro não param de aumentar os seus lucros. A realidade e os números são bem reveladores de que há muito dinheiro no sector, e de que há todas as condições para que se aumentem os salários, valorizando o papel de quem trabalha!

Tal como no recente exemplo da luta das mulheres corticeiras, só com o reforço da unidade e do empenho dos trabalhadores e trabalhadoras do sector poderá ser possível alcançar esses objectivos! Para isso é também fundamental levar a luta ao voto, reforçando a CDU nas próximas eleições!

A LUTA CONTINUA! BASTA DE INJUSTIÇAS E EXPLORAÇÃO!

Stª Mª da Feira, 24 de Junho de 2015

A Comissão Concelhia de Santa Maria da Feira do PCP